Dicas e inspirações: fotografia de viagem

Impossível planejar uma viagem dos sonhos sem pensar, é claro, nas fotografias e registros que a jornada irá render. Ainda mais hoje, momento em que os celulares e as redes sociais estimularam a prática de captar e compartilhar cada vez mais momentos especiais e novas descobertas.

dicas-fotografia-de-viagem-2

Para quem está pensando em um roteiro de viagens e quer mandar bem nas fotos, existem algumas dicas que podem ajudar na hora de produzir imagens memoráveis:

dicas-fotografia-de-viagem-

DICAS PARA FOTOGRAFAR BEM EM VIAGENS

TEMPO e treinar o olhar 

Fotografia caprichada requer tempo, pois imagens bonitas estão ligadas a intimidade que se tem com o local – o que demanda dedicação e algum tempo em conhecê-lo. Para se aprofundar nos cenários, entender luz e cores é preciso treinar um olhar sem pressa.

dicas-fotografia-de-viagem-4

PLANEJAMENTO e história
Estudar o local com antecedência é uma das tarefas essenciais para boas fotos – o que inclui pesquisa dos ambientes que serão visitados e fotografado. Defina a duração da viagem de modo a ter tempo suficiente para clicar os lugares mais importantes. Outro ponto é buscar referências para o exercício de fotografar – literatura e cinema funcionam bem para isso. Quem vem ao Brasil pode se iniciar na cultura visual do lugar lendo poemas de Vinícius de Moraes; se for a Nova York, veja filmes de Woody Allen; quem vai conhecer certos territórios norte americanos, pode ser jogar nos filmes de bang bang, por exemplo.

EQUIPAMENTO e quantidade de fotos. 

Importantíssimo para quem vai levar um equipamento bacana: colocar na mala baterias e cartões de memória extras. Lembre-se também de fazer back-up das imagens. Quem não tem um equipamento profissional pode utilizar até mesmo smartphones para fazer registros interessantes com ajudas de apps, por exemplo. Além disso, tenha em conta que carregar uma quantidade muito grande e pesada de equipamentos pode justamente atrapalhar o aproveitamento da viagem. Outra dica que todo fotógrafo pode dar é: evite clicar o tempo inteiro, erro cometido pela maioria dos amadores. Muitas vezes, o exagero de imagens faz o olhar deixar passar detalhes. Melhor fazer uma foto boa do que dez mais ou menos, não é?

dicas-fotografia-de-viagem-5

OLHAR e enquadramento 
Uma maneira criativa de pensar fotografia é “sentir ” o lugar e tentar traduzir as sensações em imagens. Não é por menos que as grandes fotos são carregadas de sentidos. Quem gosta de registros, pode escrever também anotações — isso ajuda a contar a história da viagem. Para ajudar as imagens a contar uma história, uma das questões mais importantes a observar é o enquadramento. Não deixe muito espaço em cima da foto, como bastante céu. A regra dos terços pode ajudar quem tem dúvida.

LUZ e fotografia noturna
A hora do dia em que se fotografa é essencial e interfere diretamente no resultado final. Logo bem cedo ou no fim da tarde, acontece o fenômero da golden hour. A luz fica mais suave e melhor do nascer do sol às 9h30 e das 15h até o pôr do sol. Sob sol alto, suba em prédios ou mirantes -de cima, você registra a paisagem com a sombra no chão e vê melhor as cores. Para fotografar à noite ou em ambientes com pouca luz, use um ISO alto e desligue o flash. Para que as imagens não fiquem trêmulas e borradas quando não se há tripé, uma dica é utilizar um banco, muro ou estrutura fixa como apoio.

dicas-fotografia-de-viagem-6

EDIÇÃO e finalização
Este é um bom momento para aprendizados. Hora de separar as melhores fotos, para chegar a um conjunto menor e mais significativo de imagens.  Assim, você edita somente as imagens que mais se destacaram, e com esse processo, consegue perceber o que funcionou e como funcionou 😉

dicas-fotografia-de-viagem-7 dicas-fotografia-de-viagem-8

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim