Esfoliantes biodegradáveis para fazer em casa

Os cuidados com a pele são essenciais para saúde, não é mesmo? Como sabemos que o corpo passa por transformações periodicamente, é preciso eliminar as células mortas. A partir daí, temos um rosto e corpo renovados que absorvem com mais precisão os elementos compostos em cosméticos. Porém, é importante ressaltar que não podemos nos submeter a quaisquer produtos encontrados no mercado. É sempre bom estar atenta aos rótulos – e checar as fórmulas presentes para evitar contato com microesferas de plásticos. Entre as partículas nocivas ao meio ambiente mais utilizadas em produtos do gênero, estão as de polímeros, polietileno, polipropileno, o polietileno tereflalato, o polimetilmetacrilato e, por incrível que pareça, até náilon. Considerados verdadeiros aliados contra cravos e espinhas, também servem para preparar a pele antes do bronzeamento.

esfoliante-caseiro-natural-

A Yacamim faz questão de cuidar do bem-estar de forma consciente e ecologicamente correta. Confira abaixo algumas receitas de esfoliantes biodegradáveis, que não fazem mal nem ao ambiente nem a nossa saúde:

 

  1. Esfoliação caseira hidratante de azeite

Ingredientes:

 

1/4 de xícara de sal fino

1 colher de sopa de azeite extravirgem

 

Como fazer:

 

Essa dupla é capaz de fazer milagres pela sua pele. O sal esfoliando e o azeite hidratando e regenerando as “micro lesões” causadas pelo atrito dos grãos à pele. Misture os ingredientes em um recipiente e leve ao banho com você. Desligue o chuveiro, aplique no corpo em movimentos circulares. Enxágue. Depois do banho hidrate o corpo com seu creme de uso habitual.

esfoliante-cafe

  1. Esfoliação caseira ecologicamente correta

 

Ingredientes:

 

Borra de café usada

 

Como fazer:

 

O café, assim que passado, libera propriedades estimulantes. Aplique no corpo na hora do banho com o chuveiro desligado fazendo movimentos circulares, é normal que haja uma vermelhidão pela estimulação da circulação sanguínea no local. Dizem que ele ajuda a combater a celulite. Não há provas, mas os cremes anti celulite costumam conter cafeína em sua composição.

esfoliante-caseiro-natural-2

  1. Esfoliação caseira clareadora

Ingredientes:

1 xícara de aveia

 

Como fazer:

 

A aveia tem muitas propriedades benéficas para a pele e é usada na composição de vários cremes hidratantes. Além de manter a água na pele ela clareia manchas escuras em virilhas e axilas. Ela também é ótima para acalmar peles sensibilizadas e/ou queimadas pelo sol. Faça essa esfoliação no banho por uma semana e sinta a diferença.

 

  1. Esfoliação caseira hidratante de óleo de coco

 

Ingredientes:

 

1 xícara de açúcar cristal ou demerara

1/2 xícara óleo de coco

 

Como fazer:

 

Essa esfoliação é menos agressiva que a de sal e azeite. Isso porque o açúcar cristal ou demerara têm grãos maiores e se dissolvem mais facilmente em contato com a umidade. Essa esfoliação vai deixar sua pele com brilho e maciez.

esfoliante-caseiro-natural-

  1. Esfoliação hidratante e relaxante de fubá e mel

 

Ingredientes:

 

1 xícara de fubá fino

1/2 xícara de mel

 

Como fazer:

 

Misture os dois ingredientes até obter uma pasta. Passe sobre o corpo fazendo movimentos circulares e deixe agir alguns minutos antes de enxaguar. O mel tem efeito relaxante, então essa receita é perfeita para quem está com dores musculares. A sua pele ficará hidratada com um cheirinho delicioso de mel.

 

Aqui no Brasil nós também contamos com algumas marcas de produtos orgânicos com a mesma proposta de oferecer bem estar de maneira natural. Confira a lista do blog Lohas :

 

  1. HERBIA

 

A marca catarinense fundada em 2005 surgiu de experimentos em cultivos na área rural de Joinville, no norte do estado, como busca por soluções ecológicas que promovessem o bem-estar e a saúde integrada com a natureza, através de suas plantas aromáticas.

 

O destaque da sua cadeia produtiva é a preocupação com a sustentabilidade em todo o processo de produção, desde o cultivo dos insumos até a embalagem. O último, inclusive, motivou a criação das fraldas ecológicas de bioplástico compostável, uma inovação no país, que promove redução de resíduos no ambiente.

 

  1. LIVEALOE

 

A marca goiana, atua com foco principalmente no cultivo de aloe vera, planta que absorve a água mineral da terra e a transforma em água vegetal bioativada. A Chácara Morada do Sol, em Itapuranga-Goiás é a sede das plantações. Além de aloe vera, a fazenda abriga um jardim, árvores frutíferas, culturas de milho, arroz, feijão e outras.

 

  1. CATIVA NATUREZA

 

A marca curitibana fundada em 2008 produz cosméticos livres de substâncias maléficas à saúde e ao meio ambiente. Valoriza os biomas do Sul do Brasil, utilizando em suas composições insumos presentes em abundância na região, como o café e a erva mate. Não utiliza espécies de frutas e flores em extinção. Todo o processo de produção, extração e processamento de matérias-primas são rastreados e certificados.

 

  1. ARTE DOS AROMAS

 

A marca com sede em Diadema-SP é uma das mais antigas do Brasil no ramo de cosméticos naturais. Todo o processo de produção dos cosméticos é acompanhado de perto, desde a plantação, até a passagem pela fábrica e a entrega ao consumidor final.

 

O maior princípio da marca é aplicar a Medicina Natural em todos os produtos, substituindo substâncias químicas nocivas por correspondentes naturais, como óleos vegetais e essenciais. Todos os produtos são veganos e livres de testes animais.

 

  1. MULTIVEGETAL

 

A marca paulista fundada em 1990 surgiu como uma espécie de “farmácia de manipulação”. Os cosméticos são produzidos à base de fitocosméticos ricos em ativos naturais que potencializam a beleza e a saúde dos cabelos. Extratos naturais, óleos e manteigas vegetais são utilizados na maioria dos produtos.

 

Conhece alguma receita diferente? Conta pra gente nos comentários! 😉

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim