10 filmes para quem adora moda

A moda é algo tão atemporal que nos possibilita encontrar diversos materiais que abordam o tema de maneira muito interativa e informativa. Hoje nós listamos 10 filmes para quem adora moda e não dispensa uma pipoquinha em família 🙂

10 filmes para quem adora moda

Advanced Style

Pra lá de interessante e colorido, o documentário é baseado no blog Advanced Style do célebre fotógrafo Ari Seth Cohen. Na ativa há mais de dez anos, o produtor de conteúdo fotografa mulheres acima dos 60 anos retratando sua criatividade e estilo quando se trata de moda. Em contra partida aos tabus que permeiam o envelhecimento, o longa nos mostra a alegria de uma sociedade eclética que ignora os padrões de beleza.

 

 

O escafandro e a borboleta

Sob direção de Julian Schnabel, O escafandro e a Borboleta nos apresenta a narrativa dramática da reviravolta que o então editor da revista Elle, Jean-Dominic Bauby, sofreu. Conhecido internacionalmente no mercado da moda, Bauby se vê encurralado por sua própria condição estética após um derrame cerebral, fazendo com que perdesse sua locomoção. Apesar de raciocinar normalmente, só conseguia se comunicar através de sinais com os olhos – uma piscada para “sim” e duas para “não”. Vale a pena dar uma olhada livro também 🙂

Diana Vreeland – O olhar tem que viajar

Criada em um contexto ideologicamente opressor às mulheres, Diana Vreeland era considerada à frente do seu tempo e visionária por já defender moda e fotografia como expressões artísticas. Editora de moda da Harper’s Bazaar e Vogue, seu temperamento forte e senso criativo elevado fizeram dela uma profissional renomada. Acompanhe os principais fatos de sua trajetória no filme.

O Diabo veste Prada

Andrea (Anne Hathaway) é uma jovem que se muda para Nova York a fim de tentar uma carreira como jornalista. Ela consegue um emprego na fictícia Runway, maior revista de moda da cidade, editada pela Miranda Priestly (Meryl Streep). Embora não saiba nada sobre moda, Andrea vê o emprego como uma oportunidade para a tão desejada carreira de jornalista e decide enfrentar a barra e uma chefe infernal. Conforme Andrea se adapta cada vez mais ao mundo glamuroso de Miranda, ela começa a se questionar se o preço que ela esta pagando vale a pena. Baseado em best seller homônimo escrito por Lauren Weisberger. Destaque para a trilha sonora de U2, Madonna e Moby 🙂

Coco antes de Chanel

Estrelado por Audrey Tautou (Le fabuleux destin dAmélíe Poulain), o filme biográfico mostra a juventude da estilista Chanel e sua fase de aprendizado, além da infância no orfanato, o começo de sua vida como modista antes da glória e seus primeiros sucessos. Dentro de um orfanato, sempre silenciosa e escondendo o rosto por detrás dos cabelos negros, vive uma frágil garota de 10 anos de idade. Gabrielle Chanel, que viria a ficar conhecida como Coco, tem aqui sua história desvendada. Um caminho que saiu do completo obscurantismo até chegar às luzes da fama em Paris, onde Coco Chanel tornou-se um dos maiores ícones da moda no século 20.

Bonequinha de Luxo

Escolhida criteriosamente pelo autor Truman Capote para viver a personagem Holly Golightly, Audrey Hepburn dá um show de interpretação ao dar vida à garota de programa estadunidense que deseja se casar com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany’s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica. Andrey ficou internacionalmente conhecida em 1961 pelo seu talento, o look assinado por Givenchy que hoje em dia é referência à moda retrô e também pelo penteado french twist 🙂

A vingança está na moda

Tilly Dunnage (Kate Winslet) fugiu da cidade rual onde vivia na Austrália após ser acusada erroneamente de estar envolvida em um assassinato. Chegando na Europa, conquistou a fama e reconhecimento pelo trabalho na alta costura. Decidida a acertar as contas com o passado, Tilly retorna para casa, transformada em uma mulher atraente e sofisticada acompanhada de sua máquina de costura e estilo haute couture. Transformou a vida das mulheres e chama a atenção dos homens, em especial de um jovem (Liam Hemsworth). Logo, ela reverte a situação a fim de mostrar que não é uma criminosa.

Yves Saint Laurent

Paris, janeiro de 1958. Yves Saint Laurent, 21 anos, sucede Christian Dior e apresenta sua primeira coleção para a marca. Saint Laurent acaba conhecendo Pierre Bérgé, patrono das artes, que se tornaria o amor de sua vida e seu parceiro nos negócios. Três anos mais tarde, criam juntos a empresa Yves Saint Laurent, uma das marcas mais famosas do mundo da moda e do luxo. Um filme assertivo na reconstrução de seu contexto que vale a pena conferir.

Iris, Uma Vida de Estilo

Conhecida por ser uma das primeiras mulheres estadunidenses a usar calça jeans e abusar de acessórios coloridos que sempre deram destaque à sua imagem, Iris Apfel é tema do documentário biográfico que intercala entre lições diárias da vida em geral e estilo. Iris descobriu sua paixão pela decoração e assim com o marido, Carl Apfel (que morreu em 2015, aos 100 anos), viajaram o mundo em busca de tecidos perfeitos para assinarem projetos de celebridades e se consagraram ao atuarem na decoração da Casa Branca durante o mandato de 9 presidentes.

Valentino: The Last Emperor

O longa exibe de perto os dois últimos anos de Valentino na direção da casa de moda que criada na década de 1960 e com a qual virou sinônimo de glamour em alta-costura durante quase meio século. Matt Tyrnauer, diretor e jornalista da Vanity Fair, acompanha Valentino de junho de 2005 a julho de 2007, quando ele festejou o 45º aniversário de sua maison com três dias de comemorações em Roma. Valentino se aposentou em janeiro de 2008 após seu último desfile de moda em Paris, pondo fim a meses de especulações sobre seu futuro, à medida que a empresa financeira Permira foi pouco a pouco assumindo o controle de seu império. O filme leva o espectador para dentro do estúdio em que ele criava seus vestidos, ao backstage dos desfiles de moda em Paris, onde várias personalidade formavam fila para ver suas coleções.

Conhece algum filme sobre moda para indicar? Posta pra gente nos comentários 😉

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim