Inspire-se: Motivos para investir em peças artesanais

motivos-para-investir-em-produtos-artesanais-01

Os motivos para investir em peças artesanais não são poucos. Valorizar um saber manual e artístico, qualidade e exclusividade são apenas alguns dos porquês. O processo de produção envolve cuidados especiais que tornam esse tipo de produto um item único e repleto de significado. A experiência de investir em algo que raramente será usado por outras pessoas, sem dúvida supera a de comprar produtos fabricados em massa. Entre os diversos benefícios, podemos citar:

Exclusividade

É inegável que os produtos artesanais sejam exclusivos porque são feitos a mão. Também produzidos em quantidade limitada, ao contrário da fabricação em grande escala. Afinal de contas, são caracterizados de forma ímpar.

Cuidado

O profissional que trabalha no ramo artístico estará sempre atento aos detalhes que serão atrativos aos olhos e mexem com a sensibilidade de quem sabe apreciar peças do gênero. Vale muito a pena dar o voto de confiança, passar pela experiência de valorizar obras autônomas e que são resultados de processos criativos artísticos.

Tempo

O tempo para que algo seja desenvolvido de maneira singular faz com que agregue mais valor. Não há máquinas super tecnológicas; apenas o talento nato de quem exerce a função para oferecer um trabalho exclusivo 🙂

Qualidade

Expressar personalidade através da arte é um dom que pertence à quem tem contato direto com o processo de criação. Portanto, a mão de obra empregada representa todo o esforço que o profissional alcançou até chegar ao ponto de entregar algo impecável e que é lapidado com a prática.

motivos-para-investir-em-produtos-artesanais-01

Quando se fala em moda, por exemplo, o processo artesanal conversa com a ideia do “slow fashion”. O conceito criado em 2008 pela consultora e professora de design sustentável Kate Fletcher, questiona o “fast fashion” acerca da manutenção de peças que já possuímos. Sugere então, cessar a relação com valores que visam apenas o consumo exacerbado sem mudar o modo de agir e consumir, além de resgatar o valor das roupas, removendo a imagem da moda como algo descartável. Em entrevista ao Modefica, Kate reforça a ideia de que “há uma falta de conexão entre as pessoas e a natureza, e entre pessoas e pessoas. E também em relação ao que significa ser humano, as pessoas perderam a noção em relação a isso.”

motivos-para-investir-em-produtos-artesanais-01

Aqui na Yacamim nós somos apaixonadas por handmade. Trabalhar de forma criativa é um verdadeiro prazer quando feito com carinho, e isso vai desde vestidos à bolsas. Confira alguns exemplos.

Patchwork

Tendência da década de 1970 e popularizada nos Estados Unidos quando a cultura hippie era evidente, o patchwork teve sua releitura recentemente. Ele é, de longe, responsável por representar o estilo de moda mais autoral, valorizando também a feminilidade através de um charme inigualável. A parte criativa se destaca pela pegada democrática em emendar tecidos, intercalar paletas de cores monocromáticas e misturadas.

Tie dye

O termo em inglês significa amarrar e tingir. Em outras palavras, pode-se considerar a técnica como uma forma de arte através da união de várias cores. Original de países como Japão, Marrocos, Índia e Indonésia, o efeito de mergulhar roupas em um balde cheio de tintas acabou se tornando tendência, dando encanto àquelas peças super coloridas que eram usadas pelo movimento hippie em todo o mundo a partir da década de 1960. Há possibilidade de encontrar o método aplicado em vestidos, blusas, saias, entre outros.

Batik

Declarado pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial da humanidade em 2009, o batik é a arte milenar da estamparia em tecidos. Seu resultado se dá por meio de um processo onde se desenha com cera derretida e depois se aplica o corante, mergulhando o tecido em várias etapas de tingimento.

Calçados

Conforto é sempre indispensável. Isso deve ser colocado como prioridade quando se trata de escolher o calçado que irá nos acompanhar no dia a dia. Unindo o útil ao agradável, é recomendável que a escolha de modelagem e material utilizado seja colocada em primeiro plano. As sandálias, por exemplo, são peças artesanais que carregam uma pegada orgânica sem deixar de lado o design especial.

Acessórios

O destaque dos acessórios fica por conta de um processo criativo chamado Millefiori – termo italiano que significa “mil flores”. Remontando as origens de Veneza, a técnica traz consigo lendas medievais e conhecimentos de artesões que produziam tudo manualmente. Além disso, outros acessórios fabricados a partir de elementos naturais marcam presença em nossos looks. Brincos, colares, pulseiras e braceletes ganham vida aqui na Yacamim sem deixar de lado aquele toque de brasilidade que a gente ama.

Bolsas artesanais

A fim de unir feminilidade, praticidade e beleza, as bolsas feitas artesanalmente possuem uma pegada singular que vai de encontro à personalidade de quem usa, seja no dia a dia ou em eventos casuais. Tear e couro são presença garantida no closet de quem não dispensa design exclusivo e durabilidade.

motivos-para-investir-em-peças-artesanais2

E aí, você também realiza trabalho manuais? Conta pra gente nos comentários 🙂

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim