Cactos e suculentas na decoração: ideias e dicas

Fáceis de cuidar, de baixa manutenção e charmosos, os cactos e suculentas são opções práticas para quem quer trazer um pouco de verde à decoração. Ter uma plantinha em casa traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar. Entre eles estão: renovação do ambiente a fim de garantir boas energias que só a natureza proporciona e, bem como, purificar o ar. Em grandes cidades, por exemplo, as plantas são ótimas aliadas que ajudam a absorver o gás carbônico e filtrá-lo e oxigênio fresco.

Confira nossas dicas sobre como incluir cactos e suculentas na decoração em diferentes ambientes e os cuidados que devem ser tomados para preservá-las sempre bonitas.

cacto-suculenta-decoracao-ideias

Cactos

De textura bonita e atraente, os cactos exigem poucos cuidados e enchem os olhos de quem ama jardinagem. Intercalando na diversidade de tamanhos e aspectos, podem medir entre 2,5cm a 15m.

Cultivados geralmente em países com clima tropical como Brasil e México, por exemplo, são ótimos pela baixa manutenção e podem ser regados uma vez por semana, sendo ideais para quem tem pouco tempo. Vale ressaltar que os musgos e ervas daninhas devem ser retiradas do vaso, além de necessitar adubamento periodicamente.

Um truque na hora de decorar os ambientes com cactos é sua variação de tonalidades e formatos. Entre robustos e mais finos, eles podem ser dispostos enfileirados para preencherem locais mais estreitos.

cacto-suculenta-decoracao-ideias

Ao contrário de outras plantas, ele pode ser plantado em vasinhos sem furos de drenagem, até porque os espinhos tem a função de absorver orvalho como fonte extra de água. Portanto, é normal que a flor demore um tempo até aparecer, mas vale a espera por conta de sua beleza 🙂

Quando for adquirido para decoração, deve-se levar em consideração o local onde será colocado. Os maiores se adaptam melhor no canto da sala, escritório e varandas, enquanto os menores são recomendáveis para enfeitar escrivaninhas, quartos, cozinhas e banheiros. Basta ficar atenta à paleta de cores do ambiente e escolher um vasinho que combine.

cacto-suculenta-decoracao-ideias

Suculentas

De longe, algumas das plantas mais fofinhas e apaixonantes! Elas adaptam-se facilmente a pequenos espaços e dá vontade de espalhar vasinhos de suculenta pela casa toda. Elas podem ser a alternativa ideal para quem não tem experiência no cultivo de plantas e deseja renovar o ambiente.

Assim como o cacto, não há necessidade de regá-las todos os dias – há também a vantagem de não precisar podá-la com frequência. É recomendável que sejam molhadas. No geral, duas colheres de sopa de água a cada 15 dias uma espécie de vaso pequeno hidratada. Quando crescem, não perdem suas características e, caso o espaço acabe, é só substituir o vasinho.

Típicas de ambientes mais secos, são muito resistentes ao calor. Entre as espécies encontradas, algumas possuem pelos nas folhas e cera em outras. Esses recursos são uma maneira de evitar que a água evapore, garantindo maior durabilidade à regagem.

cacto-suculenta-decoracao-ideias

O local onde serão colocadas deve conter luz, mas que chegue de forma indireta. Isso porque o contato exagerado com sol pode queimar as plantinhas. É importante também que seja cultivada em vasinhos com dreno que permite o escoamento de água.

Um truque para garantir sua durabilidade, é escolher vasos de cerâmica, barro ou de fibra de coco, mesmo porque permitem um desenvolvimento melhor das raízes. Caso opte por modelos de plásticos, saiba que exigirá irrigação com mais frequência pois o material interfere na absorção de água.

Assim que adquiridas, é recomendável remover as folhas secas apertando o vaso pelo lado de fora segurando-o pela base enquanto retira todo o torrão. Feito isso, é só colocá-la no vasinho desejado 😉cacto-suculenta-decoracao-ideias

A decoração fica por conta do gosto de cada um, dos minimalistas às verdadeiras selvas urbanas. Por conta do tamanho, adequam-se facilmente aos seguintes ambientes: salas, quartos, escritórios, cozinhas e banheiros. As espécies mais conhecidas, segundo o site Casa, são: planta-jade, orelha de shrek, rosa-de-pedra, colar-de-pérolas, flor fantasma e dedinho-de-moça. Existem mais de 22 mil espécies já registradas.

Ah, e caso prefira a adubagem orgânica ao invés de comprar em supermercados ou casas agropecuárias, o Cultura Mix fez um guia completo sobre como produzir adubos caseiros.

Seja um cacto ou suculenta, vasos cachepots e suportes criativos podem incrementar a decoração. Palha, juta, cimento e cerâmica harmonizam com ambientes mais rústicos. Já aqueles com formatos diferenciados como de bichinhos, são um ar mais criativo. Os terrários, por sua vez, são uma boa forma de reunir várias espécies no mesmo espaço.cacto-suculenta-decoracao-ideias

Em ambientes externos como jardins e sacadas, lembre-se de escolher espécies que se adaptam bem com o contato direto ao sol. Caixotes de frutas viram mini estantes para abrigar pequenos vasos.

Curiosidade: você sabia que na verdade todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é cacto?

Inspire-se e mostre pra gente nos comentários como ficou sua decoração 😉

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim