Livro de fotografias registra histórias sobre o Congo

Partindo da ideia da cineasta Eva Vonk de registrar a história e cultura congolesa, o célebre fotógrafo Pieter Henket uniu-se a outras personalidades como ativistas comunitários, professores e produtores para lançarem o livro “Congo Tales”.

livro-de-fotografias-registra-histórias-sobre-o-congo

Inspirados pelos contos dos Irmãos Grimm, a parceria eternizou, ao longo de quase cinco anos, contrastes marcantes do Congo e seu povo. Intercalando entre fotografias coloridas e em branco e preto, os enquadramentos e jogos de iluminação retratam com maestria a história de uma nação que luta pela sobrevivência na segunda maior floresta tropical do mundo.

livro-de-fotografias-registra-histórias-sobre-o-congo

Não é de hoje que a arte se faz presente em momentos conturbados. Quando um povo culturalmente rico entra em conflito, há grande possibilidade que o restante do mundo se movimente em ajudá-lo na medida do possível.

livro-de-fotografias-registra-histórias-sobre-o-congo

Independente da França desde agosto de 1960, o Congo carrega nas costas histórias de exploração e resistência reconhecidas internacionalmente, uma vez que é considerado riquíssimo quando se trata de minerais; atraindo o interesse político e econômico.

livro-de-fotografias-registra-histórias-sobre-o-congo

A prova disso, é que em 2002 o escritor e jornalista Eduardo Galeano informou que aproximadamente três milhões de civis morreram durante a Guerra Civil, que perdurou quatro anos. Antes da eleição presidencial em 2018, o país sofreu com manifestações violentas que já resultaram, segundo a ONU, em 15 covas coletivas.livro-de-fotografias-registra-histórias-sobre-o-congo

Aqui no Brasil, o livro pode ser adquirido online na Livraria Cultura.

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim