Harmonizar paletas de cores nunca foi tarefa fácil, mesmo para artistas renomados que se destacaram ao longo da história da arte. Passando pelo renascentismo de Leonardo da Vinci, o impressionismo de Van Gogh e o surrealismo de Salvador Dalí, temos uma vasta lista de inspiração que nos guia através de mundos imaginários a partir dos olhares minuciosos de quem as criaram. Pensando nisso, o site Color Lisa reúne o trabalho criativo de designers e fotógrafos apaixonados por composições coloridas, a fim de catalogar, de forma interativa, as obras de grandes pintores.
Simples e intuitivo, o Color Lisa permite que o usuário copie o código HEX das telas mencionadas para usá-lo em seus processos criativos. Chega a ser terapêutico 😉 Entre os artistas listados, podemos encontrar obras de Gretchen Albrecht, Fernando Botero, Pablo Picasso, Frida Kahlo e, para quem gosta de cultura pop, temos a famosa Purple Rain do Prince 😉
Self-portrait – Frida Kahlo
Purple Rain – Prince
Ryan McGuire, idealizador do projeto, disse em entrevista ao site The Chromologist: “Eu sempre li muito sobre cores e explorei as combinações utilizadas pelos designers e artistas. Depois de compilar paletas que me inspiravam por muito tempo, eu pensei que seria legal compartilhar com o mundo. A comunidade de design é uma bolha, mas todos se dão apoio; são tutoriais, fotos, sites, ou seja, os criativos gastam um grande tempo separando esses recursos de graça. O desenvolvimento do Color Lisa foi uma maneira de doar à essa comunidade criativa o meu tempo e dizer obrigado para todos os recursos que já me beneficiaram ao longo dos anos.”
Les demoiselles d’Avignon – Pablo Picasso
The Son of man – René Magritte
Além do Color Lisa, há também uma outra plataforma interativa para criação de paletas de cores. A Adobe disponibiliza gratuitamente, o Color CC, que pode ser acessado a qualquer momento e ajuda muito na hora de se planejar antes de criar algo.
Starry night – Vincent Van Gogh
Dance at Le moulin de la Galette – Pierre-Auguste Renoir
E aí, qual será sua inspiração do dia? Conta pra gente nos comentários 😉