A cura através da cromoterapia

A cromoterapia é uma terapia alternativa reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo harmonizar o ser através das cores. Durante o tratamento, o terapeuta projeta e mentaliza sobre o corpo do paciente as cores necessárias para tratar dos órgãos necessitados.  Ao se aplicar a luz colorida, o objetivo é não apenas melhorar as condições energéticas da região tratada, mas também promover a restauração celular da área enferma. Indícios sobre os primeiros procedimentos utilizando o método ao longo da história são diversos. No antigo Egito, por exemplo, arqueólogos descobriram templos que continham aberturas no teto para permitir a entrada da luz solar por meio de cristais coloridos em tratamentos de saúde.  As civilizações grega, chinesa e indiana também utilizaram as cores de diferentes maneiras para técnicas saudáveis.

cromoterapia

A aplicação da cromoterapia está diretamente ligada aos chakras corporais, centros energéticos localizados ao longo de nossa coluna vertebral. Esses campos canalizam as energias vitais para equilibrar o corpo física e mentalmente, podendo trazer mais energia e segurança interna. Possuímos sete chakras que estão dispostos ao longo de nossa coluna vertebral, cada um controlando uma parte importante do sistema imunológico.  Eles absorvem a energia solar e das cores que os regem, fortalecendo cada região corporal ao receber uma carga energética de cada coloração.

cromoterapia

As cores dos chakras e suas propriedades:

Lilás: equilíbrio, estabilidade.

Índigo: intuição, purificação

Azul: tranquilizante, regenerativo, intuitivo.

Verde: cura das emoções, limpeza do sistema imunológico.

Amarelo: raciocínio, criatividade, autoconfiança.

Laranja: regeneração, restauração de energias.

Vermelho: motivação, ânimo, vitalidade, coragem.

Dentro da cromoterapia, cada cor também possui seu significado e forma de atuação. A cor azul é, normalmente, ponto inicial para todo processo regenerativo celular, enquanto a verde é utilizada para processos inflamatórios e infecciosos. O amarelo serve para fortalecimento da área tratada e o rosa como ativador da corrente sanguínea. O lilás pode cauterizar infecções, o laranja controlar a energia nos ossos e traumas musculares e o índigo atuar como coagulante na corrente sanguínea. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem em nosso corpo físico.

cromoterapia

O tratamento acredita que as luzes, assim como as cores saídas delas, transformam-se em frequências energéticas que as células e o cérebro interpretam de uma forma específica, que devolve ao corpo e a mente seu equilíbrio natural. As cores fazem parte da nossa vida. Atualmente, existem estudos sobre quais delas são mais adequadas para ambientes de estudo, hospitais e locais de trabalho. Elas também estão nos looks  que escolhemos e na imagem que queremos transmitir para o outro. Não existe a cor errada, mas sim a que estamos precisando em cada momento.

cromoterapia

 

E você? Apostou em qual cor hoje para tornar seu dia colorido? J

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim