3 receitas de iogurtes funcionais

A saúde do corpo está muito ligada aos pequenos detalhes da rotina, desde as horas de sono que você tem a noite até itens simples que você pode adicionar – ou eliminar – da dieta. E falando em alimentação, os iogurtes naturais são ótimos aliados ao dia a dia por se tratar de um alimento versátil que contribui principalmente com a  saúde intestinal. Mas você sabia que os iogurtes naturais que são vendidos no supermercado podem conter substâncias industrializadas prejudiciais ao organismo? Pensando nisso, listamos 3 receitas de iogurtes funcionais para você adicionar ao seu cardápio diário.

A base

O iogurte natural em si é muito simples de ser feito, e você pode aprender aqui:

Somente essa base já é rica em nutrientes e vitaminas do grupo B que combatem inflamações no sistema digestivo. Seus componentes ajudam e estabilizar a flora intestinal além de ser um alimento que contém muito cálcio, magnésio e fósforo, minerais indispensáveis para a saúde dos ossos. Tendo feito o iogurte natural, agora é hora de incrementá-lo para tornar ainda mais saudável e funcional.

Energizante

Uma excelente opção para começar o dia com disposição é misturar ao iogurte natural um mix de frutas e oleaginosas. As frutas, como banana, maçã, morango e mamão são ricas em fibras e vitaminas e as oleaginosas como castanhas e avelãs são alimentos calóricos. Com esse combo seu corpo vai ficar muito mais disposto e nutrido.

Refrescante

Que tal substituir a maionese, a manteiga e o requeijão pelo iogurte natural? Isso mesmo! Iogurte natural no sanduíche. Bata a base do iogurte com ervas frescas da sua preferência tipo manjericão, orégano, salsa e cebolinha. Adicione ainda meio limão espremido na mistura. O limão ajuda a eliminar toxinas do organismo, possui muita vitamina C, auxilia na digestão e diminui o colesterol.

Relaxante

Para não ir dormir com fome e de quebra relaxar naturalmente, prepare seu iogurte natural com algum carboidrato essencial. Os mais famosos e saborosos são a aveia e a banana, que estimulam a absorção de triptofano, responsável por diminuir os níveis de estresse e induzir o corpo ao relaxamento. Você pode fazer uma vitamina com banana, aveia, leite e iogurte ou simplesmente colocar os ingredientes misturados numa tigela e comer de colher.

Além dos benefícios para a saúde, o iogurte natural é um alimento muito prático pois serve de base para diversas receitas. Essas foram só algumas ideias de como adaptar seu iogurte à funcionalidade que você deseja para seu corpo. Lembre-se que ele é um aliado à saúde e não um substituto de refeições. Antes de começar uma dieta consulte um nutricionista para saber do que ser corpo precisa e aí sim elaborar receitas super deliciosas e saudáveis!

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim