Blackwork Tattoo: presença e personalidade em forma de tatuagem

Old school, new school, pontilhismo, aquarela, oriental… a gama de estilos de tatuagem só aumenta ao passar dos anos, surgindo sempre novas técnicas ou adaptando técnicas antigas aos dias atuais. É o caso do estilo Blackwork, que em tradução livre seria algo como “trabalho em preto”.

blackwork

Como o próprio nome sugere, trata-se de uma técnica que não utiliza tintas coloridas, apenas a preta. Isso porque o Blackwork surgiu após a popularização do Maori e do Tribal, como uma espécie de releitura e aperfeiçoamento dessas técnicas, que são mais rudimentares e, por isso, feitas apenas na cor preta. Sendo assim, pode se dizer que o Blackwork é uma modernização dos traços tribais, sendo até mesmo chamado por muitos tatuadores de Neo tribal.

blackwork

Caracterizado pela união de Pontilhismo e Geometria – técnicas que vem sendo muito apreciadas ultimamente – o “trabalho em preto” não foca muito em desenhos realistas e com significado, mas sim no próprio design da tatuagem, o qual é sempre complexo e detalhado. Portanto, se você está pensando em fazer uma tatuagem no estilo Blackwork é recomendável que você pesquise muito antes para escolher um artista realmente bom e que encare esse desafio com muita garra e profissionalismo. Mas lembre-se: geralmente, cada tatuador se identifica mais com um estilo. Não vale a pena, por exemplo, pedir que um tatuador especialista em Aquarela faça uma tatuagem com qualidade em Blackwork. Vá atrás de nomes que sejam referência no estilo e traço que você deseja, assim, não haverá espaço para arrependimentos.blackwork

Por serem trabalhos que envolvem traços pontilhados e geométricos formando uma imagem, as tattoos em Blackwork são, normalmente, muito detalhadas. Essa técnica permite (ou melhor, exige) criatividade ao extremo, nada de ficar no básico! Seja flexível e aposte nas suas ideias e de seu tatuador, o legal é que seja um processo de criação coletiva. Os resultados das tatuagens em Blackwork são sempre inéditos e extremamente originais.

blackwork

O que achou do Blackwork? Faria uma tatuagem nesse estilo?

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim