Inspire-se: decoração mexicana

Milenar, colorida e diversa, a cultura mexicana é mundialmente conhecida pela sua excentricidade e riqueza herdadas de uma longa história de povoamento, religiosidade, colonização, miscigenação e intercâmbios culturais. Hoje, o país de colonização hispânica abriga diversas etnias, mas nos primórdios, o território era de dominação dos povos pré-colombianos, os quais influenciaram grandiosamente na história da arquitetura. Dessa forma, o México é caracterizado pela mistura das construções de origens europeia e indígena, o que reflete também nas decorações, sempre esplendorosas, coloridas e com aquela pegada artesanal que é um charme. Confira algumas dicas sobre como aderir à decoração mexicana na sua casa:

Bandeirinhas

Semelhantes às nossas bandeiras de São João, as bandeirinhas artesanais são um elemento típico da decoração mexicana. Elas dão um ar divertido ao ambiente e não são difíceis de fazer, basta ter os papéis e paciência para recortar os desenhos. O clássico são as cores vibrantes, mas vale também usar uma paleta mais sóbria para ficar menos óbvio.

Arranjos de flores

Nada de ficar no básico! Para compor um arranjo de flores bem caliente, mais é mais, então opte pelas flores mais coloridas e exuberantes que você encontrar. Uma ideia que fica linda é fazer vários arranjos pequenos e espalhá-los pelo ambiente.

Suculentas e cactos

É claro que os cactos não poderiam ficar de fora dessa lista. E para acompanhá-los, as famosas suculentas são uma ótima opção. Essas plantinhas são baratas, fáceis de encontrar, não exigem cuidados complexos e além de tudo são muito charmosas. Para quem mora em apartamento elas são bem vindas pois deixam o ambiente bonito sem ocupar espaço.

Fitas coloridas

Dá para fazer arranjos suspensos, um enfeite para a parede ou decorar uma porta, fica a seu critério. Mas independente de como for, as fitas coloridas trazem uma atmosfera festiva a qualquer ambiente, remetendo às festividades tão presentes na cultura mexicana.

Cerâmicas

Parte da cultura mexicana há muito tempo, os trabalhos em cerâmica deixam qualquer ambiente com cara de antigo e aconchegante. Opte pelas mais coloridas e cheias de detalhes, e quanto mais cara de feita a mão melhor. Vale pendurar um prato na parede, compor uma mesa de jantar colorida ou usar vasos nesse estilo para plantas.

Itens sacros

O México é um país predominantemente católico e lá a religião tem um papel muito importante para a sociedade. Por isso, é comum ver itens como santos e cruzes misturados a outros itens de decor. E de novo: quanto mais colorido melhor!

Velas

Seguindo a linha religiosa, as velas de variadas cores são a cara de uma casa tipicamente mexicana. Uma dica é guardar garrafas de vidro usadas e usá-las como suporte para as velas. Fica bacana também pegar aquele banquinho de madeira ou mesa que está abandonada e montar um arranjo com velas e suculentas para deixar em algum cantinho especial.

O segredo mesmo é não ter medo de ousar e aproveitar as referências artísticas que a cultura mexicana tem a oferecer, com toda a sua exuberância e peculiaridade. Um toque caliente no ambiente nunca é demais!

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim