Como usar florais para o seu bem-estar

A terapia com florais é uma forma de autocuidado que, aliada a elementos terapêuticos e de autoconhecimento, pode trazer muitos benefícios para os seus usuários. É, em suma, uma maneira natural, e sem contraindicações, de atingir o bem-estar e amenizar diversos problemas tão comuns neste momento de pandemia, como ansiedade e falta de energia, por exemplo. Se você quer descobrir como usar florais, continue lendo!

Florais de Bach

Afinal, o que são florais? 

Técnica terapêutica desenvolvida pelo Dr. Edward Bach, os florais que ganharam seu sobrenome se baseiam no uso de essências florais com propriedades medicinais. O objetivo é proporcionar equilíbrio entre mente e corpo, permitindo que fiquemos mais livres para os processos de cura.

Trata-se de um método completamente natural, que utiliza ao todo 38 tipos diferentes de essências que ajudam a libertar o organismo de emoções negativa, como medo, ódio e preocupação, por exemplo.

 

Como usar florais no dia a dia

Aliar práticas como meditação ao uso de florais pode potencializar os processos de mudança e ajudar a atingir bem-estar e equilíbrio. Confira os principais métodos de uso: 

  1. Diluição num copo de água

Primeiramente, dilua 2 gotas de cada essência floral indicada pelo terapeuta em copo d’água. O líquido deve ser bebido ao longo do dia. Caso não consuma o copo inteiro em um dia, guarde na geladeira para beber no dia seguinte. Essa maneira é indicada para tratamentos mais curtos. 

  1. Diluição com conta-gotas

Coloque 2 gotinhas de cada floral de Bach no interior de um conta gotas de 30 ml. A seguir, preencha o restante do frasco com água filtrada. Nesse método, indicado para um tratamento mais longo, deve-se beber 4 gotas da mistura, no mínimo, 4 vezes ao dia. 

  1. Aplicando diretamente na língua

Pode ser o menos indicado para quem está começando a usar florais, pois eles não são diluídos, apresentando um sabor bastante intenso. Seguindo esse método, aplique as gotas do floral diretamente na língua. Em outras palavras, 2 gotas sempre que necessário. 

Quais os principais tipos de florais e indicações 

Os 38 florais de Bach são divididos nas 7 diferentes de categorias a seguir:

  1. Medo;
  2. Insegurança;
  3. Perda de interesse;
  4. Solidão;
  5. Sensibilidade aumentada;
  6. Desesperança e desespero;
  7. Preocupação.

Os florais agem de maneira sutil, mas com grande efeito na saúde humana, Assim, os florais de Bach devem ser utilizados complementando tratamentos convencionais, como o acompanhamento psicológico. Por isso, eles não devem substituir as orientações do seu médico, mas são uma das terapia integrativa e complementares do SUS. 

A chamada Terapia Floral pode inclusive agir em crises que ocorrem em diferentes momentos da vida. Alguns dos problemas que podem ser tratados pelos florais são insônia, tabagismo, alcoolismo, entre outros distúrbios físicos e mentais que afetam cada vez mais pessoas, principalmente nesse contexto de isolamento social. Além disso, os florais são indicados para pessoas que se sintam carregadas de energias negativas ou que estejam com baixo astral, precisando de paz interior e atrair somente energias positivas.

O melhor é consultar um terapeuta sobre como usar florais. Assim, a partir de sua experiência e conhecimento, esse profissional indicará a fórmula floral que melhor se adeque a suas necessidades.

 

Gostou do conteúdo? Continue lendo sobre bem-estar no nosso blog ou siga a Yacamim no Instagram!

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim