Meditação - A melhor forma de combater o estresse

A meditação é, sem dúvida, uma prática que, realizada de forma consistente, oferece grandes benefícios tanto mentais quanto físicos. Sentar-se por alguns instantes de olhos fechados numa almofada ou bloco de yoga, é o melhor hábito para uma rotina de bem-estar. 

O estresse surge da necessidade de enfrentar uma situação negativa que pode ser prejudicial. Quando nos encontramos em perigo, o corpo implementa uma série de mudanças para melhor enfrentar essa situação, e é justamente o estresse que aumenta as chances de sobrevivência.

Pessoa meditando na beira de um lago

Meditação e o estresse

O que acontece com o corpo quando ele está estressado? A adrenalina e o cortisol começam a circular no corpo, dois hormônios que afetam o funcionamento de vários órgãos. 

O coração bate mais forte e mais rápido, aumentando a pressão; a respiração é acelerada; as vias aéreas se dilatam para enviar mais oxigênio ao corpo; o açúcar no sangue aumenta para fornecer mais energia ao corpo; alguns vasos sanguíneos se estreitam para reduzir o fluxo sanguíneo em certas áreas, como a pele, enquanto outros se dilatam para aumentá-lo, a fim de fornecer órgãos mais importantes, como o cérebro.

Dessa maneira a mente entra em alerta máximo e o corpo se torna mais forte e mais rápido. Então, é muito comum ouvir históricas incríveis, como uma mãe levantando um carro para libertar seu filho preso embaixo dele, ou um bombeiro que pode carregar uma pessoa 2 vezes mais pesada do que ele para fora de um prédio em chamas.

Tudo isso se deve ao estresse.

Todas as respostas ao estresse são ativadas pelo sistema nervoso simpático que envia estímulos ao corpo causando cansaço, perda de apetite, insônia, tensão muscular etc. Mas há outro componente do sistema nervoso autônomo, o sistema nervoso parassimpático.

Este sistema, quando ativado, suprime a ameaça de perigo e ativa o senso de equilíbrio. O batimento cardíaco fica mais lento, a pressão diminui e a respiração se torna mais profunda.

Além de melhorar a digestão, fortalecer o sistema imunológico e trazer a sensação de bem-estar.

Normalmente, sem perceber, chegamos a esse estado de tranquilidade nas férias, mas a meditação pode reverter essa tendência. 

Mulher em posição de meditação

Benefícios comprovados

A meditação e o Yoga são métodos que podem ser muito úteis para o estresse, ansiedade, depressão e cansaço. A meditação ajuda a compreender o estado mental, dando a oportunidade de observar a mente de um ponto de vista neutro, além de ser considerado um remédio para o estresse, também útil para acalmar a ansiedade e estabilizar o humor.

Seus benefícios, comprovados por estudos científicos, são muitos:

 

  • Produz um espessamento da massa cinzenta nas áreas do cérebro associadas à consciência corporal e à compaixão: consequentemente, ajuda a desenvolver relacionamentos harmoniosos.
  • Possui ação anti-inflamatória, pois promove a liberação de substâncias anti-inflamatórias e reduz a produção de substâncias que estimulam processos inflamatórios.
  • Reduz a pressão arterial ao promover a liberação de ácido nítrico no sangue, uma substância que causa o relaxamento dos vasos sanguíneos;

No início inserir a meditação na rotina pode ser um desafio, até porque é comum surgir muitos pensamentos ou sentir incômodos físicos. Mas o hábito de sentar-se todo dia para meditar, só trará inúmeros benefícios em todo o sistema fisiológico, psicológico e emocional. 

Para quem nunca meditou ou não sabe como meditar, a tecnologia pode ajudar! Com a disponibilidade de inúmeros aplicativos de meditação, fechar os olhos e relaxar por um instante, pode ser mais fácil do que você imagina. 

Mulher meditando em frente ao mar

Sobre Yogateria | uma marca de produtos de yoga e bem-estar que nasceu da intenção de colocar um tapete de yoga na casa de cada brasileiro e de ajudar a fazer milhões de pessoas mais felizes. Com produtos testados e amados por yogis em todo o mundo, conquistou também os brasileiros com sua alta qualidade, estilo, inovação, consciência ambiental, entrega rápida e excelente custo-benefício.

yogateria.com.br

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim