Conheça 9 podcasts produzidos por mulheres

Não é mais exatamente uma novidade falar em “era dos podcasts”. Esse formato de conteúdo produzido em áudio, que já vinha se destacando nas plataformas digitais, teve sua popularidade catapultada no período da pandemia. Para quem ainda não consome nenhum, e até pra quem já tem uma lista de favoritos, elencamos 9 indicações de podcasts produzidos por mulheres que você vai amar ouvir! 

A pandemia e o consumo de conteúdo em áudio

Um estudo publicado pela plataforma de streaming Deezer, aponta que entre 2018 e 2019 o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil. Os dados levantados pelo Spotify revelam que o consumo de podcasts dobrou no segundo trimestre de 2020 entre os ouvintes da plataforma. 

Outra informação interessante é que os picos de audiência são bem distribuídos ao longo dia, como acontece no consumo de rádio. Ou seja, as pessoas estão ouvindo podcasts enquanto trabalham, fazem atividades em casa, ou nos momentos de lazer.  

9 podcasts produzidos por mulheres 

O aumento da demanda por conteúdos de podcast é um grande estímulo à produção de áudio. O mercado, é claro, tem respondido bem. Afinal de contas, existem podcasts para todos os gostos, idades, gêneros e interesses. Moda, cultura, ciência, política, finanças, autocuidado, sexualidade, arte, música, gastronomia… Para te ajudar a mergulhar nesse universo dos podcasts, preparamos essa lista super bacanas de conteúdos produzidos por mulheres. Espia só:

 

Bom dia, obvious
Bom dia, Obvious

Marcela Ceribelli, CEO e diretora criativa de @obviousagency, recebe convidados para conversar sobre os mais atuais e diversos assuntos relacionados ao universo feminino: saúde mental, autocuidado, carreira, autoestima, novas curas, bem-estar, relacionamentos e outros.

Tinha que ser mulher

Tinha que ser mulher

Essa é uma excelente pedida para as apaixonados por livros. O Tinha que ser mulher propõe a desconstrução da literatura feita por mulheres em debates quinzenais. De Simone de Beauvoir à tetralogia napolitana, os episódios sempre contam com reflexões bacanas sobre a literatura produzidas por mulheres em diferentes contextos.

Mulheres que escrevem

Mulheres que escrevem

Trata-se de um programa de leitura e debate de literatura feita por mulheres. O podcast nasceu da iniciativa de mesmo nome, que realiza curadoria, divulgação e edição de conteúdo produzido por mulheres desde 2015. O programa é desenvolvido por Seane Melo, Estela Rosa, Natasha Silva e Taís Bravo quinzenalmente.

Kilombas

Kilombas

Comandado por três mulheres negras, o podcast é inspirado na obra da teórica portuguesa Grada Kilomba, trazendo debates sobre negritude e feminismo sob a perspectiva descolonial da mulher negra. Os episódios geralmente trazem assuntos do cotidiano, que aflige as mulheres negras, além de oferecer um espaço de fala para convidados que estão dispostos a discutir sobre raça e gênero.

Ginecologia Natural

Ginecologia Natural

Neste podcast, a médica ginecologista Bel Saide ensina sobre essa importante visão sobre a saúde da mulher. Os episódios trazem sempre esse olhar para o autocuidado feminino com autonomia, libertação, autoconhecimento e empoderamento.

Acenda sua luz

Acenda sua Luz

Carol Rache, autora do livro de mesmo nome e colunista do jornal O Tempo, traz reflexões profundas e honestas sobre diversos temas relacionados à saúde mental e emocional.

Mamilos

Mamilos

Uma excelente opção para quem adora se informar de uma maneira mais divertida e bem humorada. Neste podcast, as jornalistas Ju Wallawer e Cris Bartis fazem o denominado “jornalismo de peito aberto”. A partir dos tema do momento, propõem, com diversos convidados, aprofundamentos sobre os assuntos.

A Trivialista

A Trivialista

Um podcast sobre trivialidades históricas não triviais. Histórias que não mudaram o mundo, mas que até hoje são contadas. Esse é um podcast sobre pessoas reais e suas alegrias, sofrimentos, agências e resistências que atravessaram os séculos.

Maria vai com as outras

Maria vai com as outras

Podcast de entrevistas da Revista Piauí que discute a relação da mulher com o trabalho, vida afetiva, família e muito mais. Os episódios são lançados quinzenalmente e contam com entrevistas de mulheres convidadas como a escritora canadense Sheila Heti. 

Gostou das dicas? Você também pode gostar das playlists da Yacamim no Spotify!

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim