Como visitar museus e galerias sem sair de casa

O isolamento social causado pela pandemia de Coronavírus forçou muita gente a se reinventar. A necessidade de distanciamento mudou a forma de comprar, trabalhar e até mesmo de se relacionar. Nesse sentido, com certeza o consumo de arte e cultura foi um dos setores que mais sofreu impacto. Afinal, museus, cinemas, galerias e outros estabelecimentos seguem fechados ou seguindo normas bastante restritas, para a segurança de todos. 

Felizmente, a tecnologia tem sido a resposta para muitos dos impasses causados pela pandemia. Nesse sentido, há destaque para uma parceria entre o Google Arts and Culture e mais de 2500 museus e galerias. Por meio desta plataforma, você pode visitar coleções do mundo inteiro sem sair de casa. Mas não para por aí! Listamos a seguir uma verdadeira curadoria para que você possa consumir arte do conforto e segurança do seu lar. Só é preciso ter acesso à internet. Confira! 

Google Arts and Culture 

Basta baixar o aplicativo, disponível para iOS e Android, para ter acesso a museus do mundo inteiro. Por meio de uma ferramenta, você poderá passear pelas salas e corredores de museus como Louvre e Tate Modern diretamente do seu sofá. Além de oferecer os passeios, muitos dos museus ainda contam com coleções online detalhadas de suas obras-primas. Vale baixar e conferir também outros conteúdos incríveis sobre arte disponibilizados no app. 

Um dos recursos mais interessantes é o Art Projector, que utiliza a realidade aumentada e permite que você fique cara a cara com algumas das obras mais famosas do mundo. Em tamanho natural, o usuário visualiza uma pintura pela tela do seu celular como se estivesse pendurada na parede da sua sala. Incrível, né? 

 

Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)

Essa é uma excelente alternativa para quem está com saudade de visitar o museu localizado no parque Ibirapuera. O MAM está oferecendo uma programação gratuita, compartilhada nas redes sociais com a hashtag #mamonline. E tem arte para todos os gostos: o site oficial do MAM apresenta todo o conteúdo, e também inscrições para cursos onlines. Confira a agenda completa

Art Institute of Chicago

O Instituto de Arte de Chicago também oferece um tour bem completo pela sua galeria, com direito a interações virtuais com certas peças. O bacana é que, além de visualizar as obras de arte, você ainda aprende muito com as informações complementares que acompanham essas interações. Uma verdadeira aula de história da arte online. Veja aqui

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Não poderia faltar na lista o popular museu paulistano! O MASP disponibiliza um aplicativo com áudios gratuitos de curadores, especialistas e até crianças comentando as obras expostas em seu acervo. Por meio da realidade aumentada, o aplicativo expande a experiência dos visitantes proporcionando uma imersão no acervo. O funcionamento é simples: basta apontar o celular para a obra, a câmera fará o reconhecimento de imagem e o áudio começará automaticamente. Para saber mais, basta acessar o site do museu.

Covid Art Museum

Você já ouviu falar neste, que foi o primeiro museu que nasceu desde que a pandemia do coronavírus se espalhou pelo mundo? Ele reúne pinturas, colagens, fotografias e ilustrações totalmente conectados com o impacto social causado pela Covid-19. Os criadores do projeto são Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrero, de Barcelona. O trio seleciona obras via Instagram, através da #CovidArtMuseum, ou de um formulário fornecido pela rede social. Vale dar uma espiadinha nas obras e se inspirar 

Beatriz Milhazes no Itaú Cultural

Quem acompanha arte sabe da relevância da artista Beatriz Milhazes. Por meio do Itaú Cultural, é possível se maravilhar com as cores de sua obra. Clicando aqui, o visitante mergulha na exposição de Beatriz, tendo o curador da mostra, Ivo Mesquita, como guia. 

Quem quiser também tem a possibilidade de desbravar a mostra em uma visita em 360 graus pelos três andares expositivos da casa. Nesse caso, é possível escolher os eixos a serem vistos enquanto o processo de criação é comentado pela própria artista.

Museu Casa de Portinari (São Paulo)

Já imaginou fazer uma visita ao museu localizado no edifício que foi a residência de Candido Portinari em Brodowski, São Paulo? Enquanto isso ainda não é possível presencialmente, você pode fazer esse primeiro passeio online. O acervo reúne uma série de elementos ligados à vida e à obra do pintor, desde objetos pessoais até pinturas murais em afresco. É de encher os olhos e o coração! 

O Museu do Louvre 

Encerramos a lista com um dos museus mais importantes do mundo. Não falta conteúdo para os amantes da arte. Afinal, o visitante pode acessar virtualmente mais de 300 mil itens do acervo, que inclui obras da pré-história, passando pelo Egito antigo até o século II.

O tour virtual também dá acesso a obras de grandes pintores, como Claude Monet e Vincent van Gogh. Assim como na visita presencial, um dos destaques é a “Monalisa”, quadro de Leonardo da Vinci que pode ser visualizado no aplicativo “Mona Lisa: Beyond the Glass”, disponível para Android e iOS. 

 

Gostou das nossas dicas? Agora não tem desculpa para não consumir arte! E para mais conteúdo bacanas, não deixe de se inscrever em nossa newsletter 🙂 

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim