Tatuagens contemporâneas: conheça artistas para se inspirar

Arte na pele é um tema recorrente aqui no blog da Yacamim. E não é pra menos: cada vez mais os tatuadores são vistos como artistas, personalizando as criações que serão eternizadas. E quem vai investir numa arte que carregará para sempre no próprio corpo, com certeza busca desenhos com estilo próprio. Entre outras coisas, as tatuagens contemporâneas são caracterizadas principalmente pela busca da expressão e da individualidade. 

Tatuagem: significado e história

Já se sabe que a relação entre ser humano e tatuagem é milenar. Os primeiros sinais encontrados de tatuagens são da era Paleolítica Superior, cerca de 40.000 a 10.000 anos a.C. Além disso, as tattoos estão presentes na história de uma grande parcela dos povos originários ao redor do mundo, como, por exemplo, os indígenas brasileiros. Inclusive, há registros de que os povos indígenas da América do Sul estejam entre os tatuadores mais prolíficos do mundo. Apesar do que se perdeu com a colonização, existem povos que ainda carregam a ancestralidade dessa prática. Um deles é o povo Kayabi, que habita hoje o Parque Indígena do Xingu. Para os Kayabi, a tatuagem do rosto serve tanto como uma marca tribal, para identificação de indivíduos como membros da tribo, como com a atribuição da alma dos indivíduos em rituais de iniciação.

Tatuadores contemporâneos que são artistas de mão cheias 

Para inspirar os apaixonados por tatuagem, listamos a seguir alguns dos melhores artistas contemporâneos da tatuagem. Espia só: 

 

 

Antes de virar tatuador, Bernardo era designer e vivia se tatuando no mesmo estúdio sempre. Numa dessas conversas,  recebeu o convite para ser aprendiz de tatuador no renomado King Seven! Atualmente, é especializado no estilo blackwork e usa suas habilidades de pontilhismo para criar desenhos hipnotizantes. 

 

 

Esse artista paulista desenha desde criança e, apesar de sonhar em ser quadrinista desde então, acabou enveredando pelo caminho da tatuagem. Apesar de jovem, o tatuador tem mais de uma década de experiência, afinal, começou super cedo, aos 15 anos. Entre suas fontes de inspiração estão fotografias, desenhos animados e, quando há espaço no projeto, gosta de misturar seu trabalho com poesia, com a história do cliente. O artista atende atualmente em seu próprio estúdio, o True Rise Tattoo. 

 

 

O brasileiro Brian Gomes já apareceu aqui no blog da Yacamim com suas lindíssimas tattoos em pontilhismo e de inspirações indígenas. Brian sempre teve como referência algumas das nossas principais fontes de inspiração, incluindo o grafismo, a geometria sagrada, e as mandalas.

Além desses elementos, cada vez mais suas tatuagens incorporam as riquezas de cores dos padrões de tribos brasileiras e peruanas. E não é apenas a estética: agora, a filosofia xamânica está no centro de seu trabalho.

 

 

tatuagem contemporânea black work black tattoo

Fechamos a lista com a tatuadora Yara Floresta, cujas principais inspirações são o corpo feminino, a natureza e a melancolia. A curitibana mistura pontilhismo e sua visão única para criar desenhos totalmente autorais. Vale conferir de pertinho! 

Para você que é apaixonado por tatuagens, tem outros conteúdos bacanas sobre tattoo aqui no blog e também lá no nosso Pinterest.

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim