9 filmes e séries para quem ama artes visuais

Se você é apaixonado por arte como a Yacamim, vai adorar essa seleção de séries e filmes para quem ama artes visuais. São produções que trazem a biografia de grandes artistas, contam histórias sobre as suas obras ou então, têm como plano de fundo a arte. Todas as opções listadas estão disponíveis em plataformas de streaming online, a poucos cliques de distância. 

Ficou curiosa? É só preparar a pipoca e se encantar!

9 filmes e séries para quem ama arte 

Com amor, Van Gogh (2017)

A obra é um duplo presente para os olhos: tanto por trazer a obra de Van Gogh como tema central, mas também pela própria animação baseada em seu estilo. Não é à toa que foi indicado ao Oscar 2018 na categoria de Melhor Filme de Animação. Aliás, é considerado o primeiro filme inteiramente colorido em tinta a óleo. Para o resultado final, foram necessários mais de cem artistas, 65 mil frames em pintura e seis anos. 

O enredo acompanha a jornada de Armand Roulin, filho de Joseph Roulin, carteiro e amigo de Vincent Van Gogh. Um ano após o suicídio do pintor, uma correspondência motiva uma investigação que revisita pessoas e lugares que fizeram parte dos últimos meses na vida do artista. 

E você pode apreciar essa verdadeira declaração de amor ao trabalho do holandês na Netflix, ou alugando no Youtube, Apple Itunes e Looke. 

 

Frida (2002)

Não é de hoje nossa admiração pela mexicana Frida Kahlo. E o filme dirigido por Julie Taymor ajuda a ilustrar diversos aspectos da obra e personalidade da artista que até hoje cativa tantos apaixonados. Aclamada e premiada como pintora, Frida teve uma vida agitada e marcada por acontecimentos fortes. Começando pelo conturbado casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes. A obra também passa pelo seu controverso caso com Leon Trotsky, seu acidente, a relação com a família e outros episódios que inspiraram suas pinturas. E um bônus para os brasileiros, entre a trilha sonora, está o artista Caetano Veloso.

O filme está disponível na Netflix ou para aluguel no Google Play e Looke. 

 

Basquiat – traços de uma vida (1996)

O jovem artista Jean Paul Basquiat é descoberto nas ruas por nada mais nada menos do que Andy Warhol, interpretado por David Bowie. Sua ascensão meteórica no mundo das artes tem um preço muito alto. O filme trata justamente da autodestruição e preconceito contra classes sociais, algo muito marcante na breve vida do artista. 

Assista o filme diretamente no youtube clicando aqui!

Pollock (2000)

Poucos artistas modernos são tão comentados como o nada convencional Jackson Pollock. Não é à toa que uma edição de 1949 da revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: “Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?”. 

Os tormentos que inspiravam sua arte também foram ingredientes para afligi-lo cada vez mais. Em Pollock, acompanhamos a trajetória de ascensão e decadência da carreira e da própria vida do artista. 

 

Rodin (2017)

Mesmo já sendo um escultor bastante conhecido, somente aos 40 anos de idade Auguste Rodin recebe sua primeira encomenda do Estado, a famosa “La Porte de l’Enfer”. 

Enquanto desenvolve seu trabalho, ao lado da esposa Rose Beuret, acaba se apaixonando por sua aprendiz, Camille Claudel. E quando esse relacionamento acaba, há uma grande transformação nos trabalhos desse artista, considerado o pai da escultura moderna. 

É possível alugar a cinebiografia na Apple iTunes, Google Play e Youtube. 

Grandes olhos (2014)

O filme retrata como o machismo marcou a trajetória da pintora Margaret Ulbrich. Na produção, dirigida por Tim Burton, acompanhamos a história dessa artista que cria obras populares de crianças com grandes olhos, mas cuja autoria foi assumida pelo seu esposo. Dez anos mais tarde, ela decide processá-lo para retomar o direito de seus próprios quadros. 

O filme está disponível na Netflix. 

 

O melhor lance (2013)

Uma mistura entre romance e suspense, esse filme usa o mundo de leilões de arte e antiguidades como pano de fundo. Numa trama envolvente, acompanhamos a história de Virgil Oldman, um excêntrico gênio especializado em arte, que é contratado por uma jovem herdeira para leiloar sua extensa coleção de arte e antiguidades deixada por seus pais

É possível assistir O Melhor lance na Amazon Prime ou alugar no Looke. 

 

Laerte-se (2017)

Não poderia faltar uma artista brasileira na lista! E estamos falando da cartunista mais importante do Brasil: Laerte! A narrativa mergulha na vida e história, com as ilustrações que ajudam a narrar também fatos marcantes do país. No filme, conhecemos mais sobre o cotidiano da artista e as dificuldades até a aceitação de Laerte como mulher.

 

Tales by Light (2015)

Fechamos a lista com uma série documental, em que o espectador acompanha a jornada de fotógrafos que registram lugares inexplorados e culturas pouco conhecidas no mundo. Atualmente com três temporadas e mais de 15 episódios, Tales by Light já compartilhou a história de nomes como Art Wolfe, Darren Jew, Krystle Wright, Eric Cheng e Stephen Dupon. 

 

E aí, já adicionou nossas indicações à sua lista? Veja também como visitar museus e galerias sem sair de casa !

 

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim