Marie Kondo, organização a arte de descarte

Os livros da japonesa Marie Kondo venderam milhões de cópias no mundo todo. Neles, a guru ensina a arte de descartar de nossa vida tudo aquilo que não nos traz alegria 😉

010716_MarieKondo

Marie, aos 30 anos, é considerada umas das 100 pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista norte-americana Time. Já aos 5 anos descobriu seu prazer – e vício – por organização. Ao longo de sua jornada em busca da técnica perfeita para manter a vida – e cada ambiente – organizados, ela testou diversas estratégias e caiu em várias armadilhas das “promessas de casa arrumada em 5 minutos”, ou métodos fáceis de organização. Hoje ela é uma consultora de sucesso e tem lista de espera de três meses para atendimento.

Em seus livros “A mágica da arrumação” e “Isso me traz alegria”, ela explica a base do método KonMari, que promete ser utilizado uma única vez – se feito corretamente. Confira algumas dicas preciosas ensinadas por Marie:

62c4267b4444cef173dfb500d85a8ab7

>> Isso me traz alegria?

Essa pergunta é o centro do método utilizado por Marie, que é muito menos técnico e mais intuitivo do que aquilo que a gente vê por aí. A ideia é abraçar cada peça de roupa, livro, louça, ou sapato e se perguntar “Isso me traz felicidade?“ Se a resposta for sim, você mantém o objeto para armazená-lo, posteriormente, no lugar correto. Se a resposta for não, quer dizer que determinado item já cumpriu sua função em sua vida, e deve ser destinado da melhor forma possível – para doações, reciclagem, ou lixo.

Processed with VSCOcam with a5 preset

>> Organize por categorias

Depois de descartar tudo aquilo que ocupa um espaço desnecessário no ambiente (e na nossa mente também), toda a casa fica mais leve, com espaço de respiro e melhor preparada para a etapa de encontrar o cantinho ideal. O grande segredo da técnica é organizar tudo por categoria, e não por cômodo. Ao invés de arrumar “o quarto”, “a sala” e por aí em diante, devemos organizar nossas coisas por “roupas”, “livros”, “documentos”, “fotografias” e etc.

Pegue todos os objetos que pertencem a uma determinada categoria reúna tudo num lugar apenas (determinado por você). O principal conceito é ter espaços específicos para cada tipo de coisa. E nunca guardar em outro lugar que não aquele escolhido. Aliás, o local é adequado não é o mais fácil de pegar – e sim o mais simples de guardar novamente, priorizando sempre a manutenção simples e cômoda da organização.

organização-

>> Jeito certo de guardar roupas

As dicas de Marie Kondo em relação às roupas são algumas das mais chocantes, transformadoras e até polêmicas. Em seu livro, ela sugere que não guardemos as “roupas de ficar em casa”, que em geral são peças que não trazem alegria à ninguém.

Marie também sugere que abandonemos o empilhamento. O problema principal é que empilhar coisas dificulta enxergarmos todos os itens que temos guardado naquele lugar. Em resumo, acabamos deixando de usar as coisas porque não as vemos e nem lembramos que elas existem ali guardadas. Além disso, o empilhamento está condenado a ser desarrumado. Pois cada vez que quiser um peça da pilha, vai ter que tirar uma por uma e recolocar tudo depois, ou seja, o que obviamente acaba sendo mais trabalhoso.

Nunca mais enrole meias em bolas! Os motivos dados por Marie são lógicos: assim elas ocupam muito mais espaço e o elástico delas fica esticado e vai perdendo sua função ao longo do tempo.

Sobre a forma correta de dobras peças para que se mantenham em pé, o vídeo abaixo é super explicativo:

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim