A beleza da fotografia de grávidas negras

O trabalho da fotógrafa Sasha Matthews mistura sensibilidade e empoderamento, ao retratar a gravidez da mulher negra de forma apaixonante.

gravidas-negras-

Tudo começou há uma década, quando engravidou e passou a sentir sozinha. Por não receber o devido apoio na vida real, ela se conectou com um grupo de outras mulheres grávidas online, onde encontrava o suporte necessário. A solidão do período resultou numa baixa autoestima da então futura mãe, e por isso ela teve apenas uma ou duas fotografias registrando sua gravidez. Depois dessa triste experiência, Sasha está usando sua arte para nenhuma outra mãe precise passar por isso.

gravidas-negras-2

Pelo menos uma parcela da falta de compreensão e empatia enfrentada por Sasha se deve à sua cor. “A gravidez da mulher negra ainda é um tema pouco discutido em um mundo dominado por racismo: além de ficarem mais tempo na espera de atendimento, terem menos tempo de consulta e serem submetidas a procedimentos dolorosos sem analgesia, elas também respondem por uma mortalidade materna muito maior do que a das mulheres brancas“.

gravidas-negras-3

Tendo como base essas informações, Sasha decidiu que iria empoderar mulheres negras quando deixou sua carreira na área de saúde mental para se dedicar à fotografia. Seu trabalho é, atualmente, focado em fotografias de gravidez e recém-nascidos. Ainda assim ela também clica outros momentos da vida familiar de suas clientes, como noivados e casamentos, por exemplo.

gravidas-negras-4

Para se dedicar com mais afinco ao tema, criou a empresa Green Tangerine Photography. Para que as mulheres se sintam ainda mais incríveis durante as sessões de fotos, Sasha reserva até mesmo uma série de vestidos incríveis de diversos tamanhos para emprestar para as clientes que não podem investir em uma nova peça para ser usada nesses cliques! ♥ Amamos!

gravidas-negras-5

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim