Chemise - o que é e dicas de como usar

O chemise é uma peça prática, versátil e atemporal no guarda-roupa feminino. Também conhecido como vestido chemisier, o item é uma adaptação do chemise (em francês, camisa masculina). Isso, pois sua modelagem remete à camisaria, herdando os  botões e a gola. Confira a história, além de dicas e inspirações para montar seus looks com chemise:

>> Origem do chemise

Não existe consenso sobre a exata origem do chemise como conhecemos. Há indícios que remontam às túnicas masculinas, que passaram a ser curtas e usadas com calças. Que, por sua vez, sofreram transformações até virar a camisa contemporânea.

Com a ascensão de peças mais leves no armário feminino na década de 1920, o item foi ganhando contornos parecidos com a modelagem atual. Resultado de uma moda boêmia e ligada à emancipação feminina, os cortes passaram a ser mais curtos e rodados. Outro fator histórico que contribuiu para a popularização da peça foi a crise de 1929. Dada a escassez de tecido, as mulheres passaram a importar o item do armário masculino e adaptá-lo. Uma saída elegante para aproveitar uma modelagem reta, simples e econômica.

Uma década mais tarde, com o início da Segunda Guerra Mundial, mais uma vez as mulheres passariam a importar o item do guarda-roupa dos maridos. Com o fim da guerra, houve uma busca novamente pela feminilidade no vestir. Assim, Christian Dior inaugura o “New Look” em 1947 – estilo caracterizado pela cintura marcada e saias rodadas. Tendência que perdurou durante os anos 1950 e 1960.

As décadas seguintes trouxeram também novas modelagens para o chemise. Nos anos 1970, o chemise ganha principalmente caráter de vestido, variando entre o curto e o longo. Até o final da década de 1990, os cortes se assemelham às camisas masculinas. A partir dos anos 2000 até os dias atuais é possível encontrar chemises com variadas inspirações, trazendo algumas novidades como o oversized, o comprimento midi, e a inspiração minimalista.

 

>> Vestido x terceira peça

Existem diversas maneiras de utilizar o chemise. Por ser versátil, a mesma peça pode ser usada como camisa, vestido ou em sobreposições.

Para quem busca praticidade, a grande vantagem é poder montar o visual com uma peça só. O styling fica por conta dos acessórios que acompanham o look. Por aqui, a modelagem é sempre soltinha e gostosa de usar.

Fazendo as vezes de camisa mais alongada, ele combina com itens de cintura alta, calças, saias longas e até com bermudas. O item ganha ainda nova função ao ser usado como terceira peça no look. A combinação bermuda + t-shirt + chemise pode transformar completamente um visual e tirá-lo do lugar comum. Outra ideia é sobrepô-lo com outro vestido. É uma boa forma de quebrar a feminilidade óbvia de algumas peças e criar um visual mais moderno e despojado.

Em todas essas ocasiões, pode funcionar em office looks e também em composições descontraídas para o dia a dia. Isso depende do tecido, comprimento, e dos acessórios que você vai escolher para casar com a sua peça – e também do dress code do seu trabalho.

>> Looks com chemise curto

O chemise curto é um clássico nas estações quentes, principalmente quando usado como vestido e até mesmo saída de praia. Esse corte é a melhor opção para usar como uma camisa tradicional e também para criar o look com terceira peça mais curta – como o shorts jeans, por exemplo. Indo da seda até o linho e a viscose, as possibilidades de estilos, tecidos e cores para os chemises curtos são imensas. No verão, aposte na combinação com rasteirinhas e alpargatas, assim como as bolsas de palha e acessórios coloridos. Nos dias mais frios, tênis e botinhas complementam bem o look.

>> Como usar o modelo midi

O comprimento midi traz sempre um toque elegante e ao mesmo tempo moderno ao visual. Transita bem desde produções mais informais (com tênis e uma pegada descontraída) até os looks de trabalho, proporcionando conforto e segurança. Para ocasiões mais formais, aposte em tecidos mais nobres e estampas neutras. Já quem adora um look alegre e cheio de personalidade, pode se jogar nos estampados em tecidos levinhos.

>> Chemise longo

Para quem quer alongar a silhueta, essa é a modelagem perfeita. Fazendo as vezes tanto de vestido como de camisão sobreposto, a peça é uma aposta tanto no inverno como no verão. Para o frio, combine com botas (over the knee, de montaria, com franjas e etc), bolsas de couro, casacos, lenços e gorros. Nas estações quentes, chapéus de palha, tênis e sandálias mais rústicas completam bem o visual. Além disso, trazem uma pegada de brasilidade que a gente tanto ama.

>> Chemise de linho

O mais nobre dos tecidos acompanhado da modelagem elegante do chemise, resulta num visual atemporal e praticamente à prova de erro.  Leve, fresquinho, resistente e natural, o tecido proporciona o tipo de peça que nunca envelhece no armário. Além de ser resistente e durável. Por ser orgânico, harmoniza sempre com acessórios confeccionados em materiais que sejam também naturais – como a palha, juta, couro, tear, penas, sementes, entre outros. Neste post do blog sobre look com linho, listamos algumas dicas preciosas para o cuidado e manutenção de peças nesse tecido.

Apaixonou-se pelos chemises? Clique aqui e confira opções exclusivas que são xodó!

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim