Receitas para arraiá de festa junina

Junho começou, e com ele, a maravilhosa tradição das festas juninas. E pro arraiá ser completo não podem faltar as famosas comidas tão típicas. Confira receitinhas deliciosas dos quitutes de São João:

receitas-festa-junina-

A primeira opção é quentão termogênico. Além de tudo, ele é fit e ajuda a acelerar a dieta:

Em uma panela, coloque a água, o adoçante, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela e deixe cozinhar, em fogo médio, por 20 a 25 minutos. Depois, filtre a bebida e coloque a maçã picadinha por cima.

Ingredientes: 

300 mililitros de água

1 colher (sopa) de adoçante tipo xylitol ou 10 gotas de adoçante 100% stevia

casca de 1 laranja

casca de 1 /2 limão

1 colher (sopa) de gengibre em pedacinhos

cravo-da-índia (ou cravinho) a gosto

canela em pau a gosto

1/2 unidade de maçã fuji cortada em pedacinhos.

Créditos: receita de Gabi Castejon, do blog FarofaFit.

Outra opção que não pode faltar nos festejos de junho é o tradicional pé de moleque, que aparece nessa receita numa versão mais saudável:

Modo de preparo

Em uma panela, cozinhe, em fogo baixo, o açúcar de coco e a água. Vá mexendo, por aproximadamente 2 a 3 minutos, até dar ponto de “fio”. Depois, acrescente o mel, o amendoim e a canela. Misture tudo, coloque em uma fôrma pequena untada com óleo de coco, aperte bem. Deixe esfriar, corte e sirva.

Ingredientes

2 colheres (sopa) de açúcar de coco (ou mascavo);
1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de mel .
1 xícara (chá) de amendoim torrado
pitada de canela (opcional)

Crédito: culinarista Mônica Wagner. 

receitas-festa-junina-2

Essa receita é um dos grandes clássicos que figuram a lista do tem-que-ter junino. Veja como reparar a pipoca caramelada:

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 xícara (chá) de milho para pipoca

1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Em uma panela própria para fazer pipoca, ponha o azeite, o milho e o açúcar. Leve ao fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10 minutos ou até o açúcar ficar com cor de caramelo claro. Cuidado para não queimar. Tampe a pipoqueira e abaixe o fogo. Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 5 minutos ou até estourarem os grãos. Retire a panela do fogo e transfira o milho estourado para uma tigela. Arrume a pipoca em saquinhos individuais e sirva, em seguida, em tigelas. Dica: se você não tiver a panela própria, chacoalhe a panela normal pelo cabo durante o cozimento.

 

Receitinha com sabor caseiro a gente ama ♥ Super fácil na execução, original no conceito e pensado para os mais variados paladares, essa versão de bolo de fubá criada pela chef Roberta Julião, faz qualquer dia ficar mais doce.

Ingredientes

3 ovos

300 g de açúcar
120 g de farinha de trigo

150 g de fubá
15 g de fermento
200 ml de leite
200 ml de óleo de canola

Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata os ovos com o óleo e o açúcar. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente aos poucos as farinhas e o fermento. Ferva o leite e incorpore-o à massa. Leve ao forno e asse em forma untada com manteiga e farinha, em fogo baixo, por volta de 30 minutos. O tempo final de preparo do bolo dependerá da forma utilizada. Faça o teste do palito antes de tirá-lo do forno.

Dica da chef: “Finalize com goiabada no centro e polvilhe com açúcar de confeiteiro para a decoração”.

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim