Dia mundial do Rock

dia-mundial-do-rock-Hoje, 13 de julho, é dia mundial do rock e para embalar a data nada melhor que uma playlist pra lá de boa, além de inspirações para looks que têm tudo a ver com o mood 😉

A playlist que acompanha o post foi elencada pelo próprio Spotify, e reúne o Top 100 das músicas do gênero, é só dar o play:

E é inegável que o gênero musical tenha ampla influência na moda. O gênero explodiu na década de 1950 como um movimento de contracultura, trazido por jovens com o objetivo de reagir ao ideal de vida perfeito e regrado do período Pós-Guerra. Desde então, sempre esteve ligado à imagem de quebra de padrões e transgressão e, apesar do tempo, nunca perdeu sua essência. Muito mais do que música, o rock é também visual e atitude.

dia-mundial-do-rock-2

Na década de 50, com o visual rockabilly icônico é representado por Elvis Presley, por exemplo. O jeans e a jaqueta de couro são dois itens que nunca saem das vitrines e são heranças do rock desse período. A década seguinte, os anos 1960, era dominada por Dylan, Beatles e Rolling Stones, que influenciam a estética e o modo de vestir do rock n’ roll até hoje.

dia-mundial-do-rock-3

Em 1970, o rock era estilo de vida e bandeira da geração hippie. Jimmy Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin ditavam a moda com lenços, estampas, acessórios em couro e calças boca de sino. O artesanal, estampas indianas, couro, franjas entre outros itens que são hit do estilo boho hoje são releituras dessa época.

dia-mundial-do-rock-4

Nas décadas seguinte, o hard rock ditou tendência, bem como o punk com bandas como Ramones e Sex Pistols. Os anos 1990, por sua vez, foi marcada principalmente pela estética grunge, que é uma das mais atuais tendências da moda, como o jeans rasgado, coturnos pesados entre outros elementos noventistas.

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim