O olho grego, também conhecido como olho turco, é um talismã que afasta energias negativas e mau-olhado, além de ser um símbolo da sorte, da paz e da saúde. O objeto é utilizada em pingentes, acessórios e objetos de decoração, como uma forma de proteção, inclusive.
Acredita-se que o olho grego tem o poder de absorver energias ruins e proteger da inveja – sendo popular em diversos lugares do mundo. Existem diferentes versões e aplicações, mas em geral é feito em azul, pois diz-se que essa é a cor do mau-olhado – sendo assim, mais eficiente em não atraí-lo. Em algumas culturas pode simbolizar o poder de Deus “que ilumina e protege as pessoas”, além de transmitir paz. Era utilizado na religião islâmica, apesar de bastante adotado por católicos, além de ser facilmente encontrado obviamente na Grécia e Turquia e países árabes, Irã e Armênia.
O símbolo também ganha o nome de nazar e olho místico, em algumas localidades. É comum ver o olho turco pendurado em portas, entradas e até em espelhos retrovisores dos carros. Em algumas culturas, as mães colocam esse amuleto na roupa dos bebês. Quando o amuleto aparece rachado, significa que protegeu do mau-olhado e deve ser substituído.
É comum também o olho grego ser utilizado com um amuleto vermelho em formato de pimenta, que é usado para afastar maus espíritos.
“Havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito “olho gordo” (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse “Meu Deus! Que rocha enorme !” No instante que ele disse isto, houve um grande barulho e a rocha rachou em dois pedaços.