Inspiração: plantas na decoração

Que tal trazer um pouquinho de natureza pra dentro de casa? Confira ideias, referências e inspirações para utilizar plantinhas na decoração e dar mais vida aos seus espaços 😉

plantas-decoração-

Todo mundo sabe que usar plantas na decoração deixa qualquer ambiente mais aconchegante e agradável ;) Existem muitas plantas em médio e pequeno porte que podem se adequar em diferentes locais, como salas e até banheiros. Tudo depende do espaço disponível, da rotina, da localização, da quantidade de luz e até do tempo disponível para manutenção.

plantas-decoração-2

Palmeira-ráfis, pau d’água, antúrio, avenca, bambu da sorte, zamioculca, echeveria, e mini cactos são algumas das espécies mais indicadas de plantas, pois possuem fácil manutenção e se preservam bonitas por muito tempo ;)

Tudo depende também do seu espaço e proposta visual. Seja um vasinho mais discreto de Espada de São Jorge, por exemplo, a uma verdadeira floresta dentro de casa – das decorações mais minimalistas ou verde como grande referência visual do ambiente, ideias não faltam.

plantas-decoração-3

Terrários, vasos grandes, kodedamas, plantas em cavaletes, vasinhos de flores decorados, folhagens suspensas. Aposte no mix entre elementos para compor cantinhos verdes e cheio de afeto. Outra ideia que pode casar com a ideia de um espaço vivo é a de ter uma hortinha na cozinha de casa – alecrim, manjericão, hortelã, tomilho, salsinha, cebolinha e pimentas podem ser plantadas numa bancada ou em vasinhos na janela do seu espaço – e ainda render bons pratos. É importante lembrar que as plantas não devem receber o calor do forno e fogão e precisam receber iluminação solar.

plantas-decoração-4

Em ambientes como escritório, por exemplo, um bom truque é mesclar quadros de plantas com plantas reais. Uma saída esperta pra quem tem pouco espaço para criar um cantinho verde. É possível emoldurar ilustrações de plantas que você gosta, casando arte com natureza. Simples, criativo e elegante.

Lembre-se: plantinhas são seres vivos e precisam de cuidados. Antes de escolher as espécies é importante observar quantas vezes consegue regar a planta durante a semana e à disposição de sol em seus espaços.

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim