A influência das cores na imagem pessoal

Poucos sabem, mas a influência das cores tem muito a dizer sobre o nosso humor, energia e como outras pessoas nos enxergarão. Essa experiência é defendida pela psicologia e vários segmentos de comunicação. No passado, por exemplo, os egípcios e chineses aproveitavam-se dos efeitos promovidos pelas cores a fim de curar, favorecer diferentes estados de consciência ou interceder no estado emocional do indivíduo. O conceito do vermelho, na época, era relacionado ao reflexo da vida, terra, ou, dependendo da pigmentação mais forte, expressava a ira dos Deuses Seth e Apófis. Uma coisa é certa: a paleta de cores bem definida é essencial para transmitir a mensagem desejada. Artistas como David Lynch e Van Gogh, por sua vez, fugiam do óbvio para mergulhar diretamente nas emoções do público. Segundo o artista plástico e professor da escola Bauhaus, Wassily Kandiski, “a cor é um meio de exercer influência direta sobre a alma: a cor é a tela, o olho, é o martelo a alma é o piano com suas cordas.”

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre elas? Vem com a gente 🙂

Azul: conhecida por ser uma cor mais fria, é sempre relacionada à calma, relaxamento, serenidade, intelectualidade, gentileza e harmonia. É recomendável para quem deseja passar uma ideia de clareza mental, raciocínio lógico, sabedoria, paciência e redução do stress. Além disso, é tradição na Inglaterra que todas as princesas usem algum acessório (ou até o vestido) na cor azul durante o casamento.

Amarelo: quente por si só, nosso querido amarelo é frequentemente ligado à criatividade. Entre os principais aspectos, estão a felicidade, alegria, inteligência, otimismo, curiosidade, sonho ou ação. Uma única peça desta cor no look pode trazer uma ideia de riqueza, prosperidade e poder. A casa amarela idealizada por Van Gogh e onde morou na França está aí para provar isso.

looks-cor-amarelo-

Vermelho: uma das cores mais românticas. Ela causa desejo, aproximação e encontro, seguida de uma energia que traz sensação de movimento, conquista, coragem e extroversão. Quando puxada para o lado do bordô, consegue remeter a requinte e elegância.

Verde: apesar de fria, tem forte ligação com a natureza, sustentabilidade, esperança, fertilidade, crescimento, juventude e sorte. O verde também relaxa o sistema nervoso, portanto é ideal usar alguma peça quando precisar se sentir mais segura e autoconfiante.

Laranja: forte, enérgica e representa movimento. Ela lembra bom humor e espontaneidade. A principal pedida é para ambientes de trabalho, pois além dos atributos mencionados, ela também evoca prosperidade, sucesso e cordialidade.

Roxo: honestidade, virtude, criatividade, misticismo e nobreza. É ideal para renovar a vibração espiritual, e, com esta transformação, conquistar o respeito e atenção de quem está ao redor.

Rosa: assim como o vermelho, ela é vista com suavidade, romantismo, amor e feminina na maioria dos casos. Geralmente quem busca compaixão, cordialidade e delicadeza, adere ao rosa para demonstrar empatia. Só tome cuidado ao usar um rosa marcante: ele pode ser interpretado como imaturidade.

Marrom: cor da terra. É conhecido por trazer tranquilidade, simplicidade, estabilidade e produtividade. Apesar de não ser muito usual, ele expressa muita personalidade em quem opta por peças em tons terrosos. Fora isso, transmite disciplina e humildade.

Cinza: neutro em qualquer tonalidade. Isso automaticamente pode ser visto como qualidade, estabilidade ou equilíbrio. Perfeito para complementar looks mais coloridos.

Branco: considerada por muitos como ausente de todas as cores, o branco é facilmente associado à paz, pureza, modéstia, fé e positividade. Não é pra menos que se tornou a favorita em festas de ano novo a fim de evocar só boas energias.

Preto: de grande personalidade, ele vem acompanhado de luxo, poder, modernidade, seriedade e mistério. A elegância que só o preto traz pode ser interpretada como elegância ou algo mais despojado usado por adolescentes.

E você? Gosta de misturar tudo ou separa de acordo com as ocasiões? Conta pra gente nos comentários 😉

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim