Cuidados com a pele e cabelo no verão

Não existe mais desculpas para sofrer com o ressecamento provocado pelo sol, água do mar e cloro. Listamos alguns cuidados com a pele e cabelo no verão ;)

cuidados-com-a-pele-e-cabelo-durante-o-verão

ANTES DO VERÃO

A ideia é preparar. Antes de pegar sol, mar e piscina, intensifique a hidratação dos fios com máscaras de tratamento aplicadas em casa ou no salão de beleza. Para cabelos bem saudáveis, uma vez por semana é suficiente. Já quem tem cabelos mais danificados pode aplicar duas vezes por semana para evitar maiores danos. Para isso, são indicados produtos à base de silicones, ceramidas, manteiga de karité, silício orgânico.

Lembrando que loiras, ruivas e morenas tingidas ou tonalizadas devem optar por xampu, condicionador e máscara próprios para cabelos coloridos, que vão ajudar a fixar o pigmento por mais tempo no fio.

DURANTE O VERÃO

Proteger é palavra-chave durante a combinação sol, sal e cloro. Tanto a água do mar, quanto a química da piscina deixam os fios vulneráveis. Aplique um leave-in com filtro solar antes de sair e reaplique ao sair da água (em poucas quantidades e sempre com o cabelo molhado).  Tomar uma ducha de água doce de tempos em tempos é uma boa dica para retirar o sal e o cloro acumulados nos fios.

O cuidado deve existir também na hora de pentear as madeixas molhadas: os fios, inchados ao sair da água, ficam mais sujeitos à quebra e ao arrepiamento. Espere secar um pouco e, com um bocado de leave-in, use um pente de dentes largos ou os dedos para desembaraçar.

APÓS O VERÃO

Passados esses momentos, será necessário reparar. Agora é momento para apostar em medidas e tratamentos que recuperem a vitalidade perdida, começando pelo corte das pontas ressecadas. Usar máscaras de hidratação profunda é uma das principais dicas para reparar os fios. Um detox no couro cabeludo também ajuda, para isso use um xampu esfoliante ou os refrescantes de menta e hortelã.cuidados-com-a-pele-e-cabelo-durante-o-verão

CUIDADOS COM A PELE

O protetor solar, todo mundo sabe, é item indispensável 365 dias por ano sempre que a pele for receber luz (seja do sol ou artificial). Ou seja, sempre! No verão, época em que a incidência de raios solares é ainda maior, devemos reforçar o cuidado, renovando o protetor mais vezes e abusando de produtos com fator maior de proteção. Lembre-se: o sol e a desidratação podem trazer problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.

Manter a pele limpa e hidratada também é fundamental. Lembre-se de usar hidrantes mais leves e fluidos para não obstruir poros. O calor acelera a produção da oleosidade natural da pele – quem sofre com excesso pode optar por produtinhos que auxiliam no controle de oleosidade. Mas a hidratação natural de cútis é super importante e também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, por isso o equilíbrio é tão importante. Nesse caso, a dica de ouro é tomar bastante água, porque a hidratação mais benéfica é a que vem de dentro pra fora.

Outros cuidados podem ajudar a manter a saúde da pele nessa época do ano: não pegue sol no dia da depilação, sempre tome banho de água doce ao sair do mar e da piscina, não faça tratamentos de pele no verão, evite tomar sol em horários de pico, e mesmo quem quer pegar bronze deve usar protetor sempre!cuidados-com-a-pele-e-cabelo-durante-o-verão

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim