Banho de floresta

Já ouviu falar em “banho de floresta”? Conheça o conceito de e descubra por que precisamos incorporá-lo a nossa rotina 😉

banho-de-floresta-

Quase todo mundo conhece a sensação: quando passamos um tempo em meio à natureza, sentimos nosso corpo relaxar e renovar as energias. Um pequena caminhada em meio ao verde e em contato com animais nos causa esse sentimento de que não apenas nossa mente está se recuperando, mas também nosso corpo. E estudos comprovam que não se trata de mera impressão: o contato com a natureza faz bem à saúde de fato.

Não é sem motivo que se desenvolveu no Japão o conceito de shinrin-yoku, um “banho de floresta” que pode traz benefícios físicos e mentais. Nascido no início dos anos 1980, o banho de floresta pode ser praticado de diferentes maneiras – o fundamental é que se esteja rodeado pela natureza e entrando em contato com o estado mais puro que a floresta nos traz. Semelhante a um estado meditativo ou contemplativo, se pode simplesmente caminhar sem rumo ou pressa, se sentar, ouvir, cheirar, sentir e observar as nuances e detalhes das plantas e árvores de forma geral. Tocar as plantas, respirar o ar fresco e puro da floresta, sentir as diferentes texturas, ouvir os sons, perceber os aromas – tudo isso faz parte do conceito.

banho-de-floresta-2

Não é preciso ir muito longe – a prática pode ser feita dentro dos parques da cidade ou jardins botânicos, em recantos onde seja possível deixar de lado a pressa e a ansiedade, procurando expandir o olhar as sensações proporcionadas pela natureza. Recomenda-se praticar o shinrin-yoku sozinho, e sem estar em posse de qualquer equipamento eletrônico.

Estudos comprovam que os “banhos de floresta” diminuem o cortisol (hormônio causador do estresse), reduzem a pressão arterial, melhoram a concentração, a imunidade, fortalecem o metabolismo e elevam o bem-estar emocional. Já publicados aqui no blog duas matérias sobre o benefício do contato com a natureza para a longevidade das mulheres e o aumento da criatividade.

A ideia do banho não traz somente benefício direto em nossa saúde, mas também para aumentar nosso contato com a natureza, e a conscientização da importância de uma relação próxima a ela e da nossa responsabilidade em sua manutenção 😉

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim