Como usar calça clochard

Se você tem dúvidas em como usar calça clochard, confira nossas referências e inspirações para criar seu look com a peça que é tendência.

calça-clochard-

Versão revisitada da moda dos anos 1980, a versão atual da calça clochard é sucesso no streetstyle do mundo, principalmente depois de ter aparecido nos desfiles internacionais, da Hermès e Stella McCartney com uma atualização chique e despojada ao mesmo tempo. O nome vem do francês e significa “mendigo”, por conta da modelagem, que lembra as calças que eles usavam por lá, enquanto na sua versão fashionista tem uma pegada bem elegante.

calça-clochard-2

As calças clochard são peças atualizadas das antigas calças cenoura. Caracterizada pela cintura alta e marcada, a clochard deixa os tornozelos à mostra. Seu cós alto evidencia a cintura, e é apertado com um cinto (que geralmente vem com a calça, no mesmo tecido). É mais larguinha no quadril e vai ajustando na perna. A estrutura é bem semelhante à da calça cenoura , que é mais larga em cima e afina para baixo.

calça-clochard-3

Na nova versão, o modelo vêm em tecidos mais estruturados para produções elegantes em alfaiataria, como o linho e também em opções descoladas produzidas em bases mais leves ou até mesmo em couro, moletom e jeans.

calça-clochard-4

Todo mundo poder usar calça clochard. O importante é saber que por ela ter um volume extra na altura dos quadris, e aumenta a área visualmente. Calças escuras podem disfarçar o volume para quem não quer destacar essa área 🙂 Em geral, as produções com essa modelagem de calça são complementadas com partes de cima mais sequinhas- por dentro da calça – para não aumentar o volume já trazido pelas pregas na região do quadril.

calça-clochard-5

Uma terceira peça, como um colete, pode ajudar a equilibrar o visual, e deixar a produção mais longilínea, já que essa calça tende a achatar a silhueta. No frio, cardigãs e outros casacos mais alongados podem fazer a diferença.

Quem é baixinha e quer alongar a silhueta, pode optar por sapatos cor de pele ou do mundo tom da calça, para não causar corte nas proporções do corpo. Calçados com pelo menos um pouco de salto são super indicados para compensar o efeito de achatamento, até botas entram nas opções. Nesse sentido, a calça clochard é bem democrática: vai com sapatos mais formais, como scarpin; mais glamourosos, como saltos; ou peças mais despojadas, como botinhas e tênis.

calça-clochard-6

Um bom truque de estilo para qualquer tipo de corpo é dobrar a barra da calça para dar um ar mais cool 🙂

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim