Bolsas Wayuu: look e como usar

A Colômbia, além de entrar de vez para a rota badalada do turismo mundial, ganha espaço e visibilidade também pelo seu artesanato, especialmente quando se fala nas bolsas supercoloridas feitas pelo povo Wayuu, original da península de La Guajira, entre o país e a Venezuela.

bolsas-wayuu-

As Wayuu bags ou bolsas Wayuu, como são chamadas, viraram febre entre as fashionistas. Elas têm diversos formatos, mas o modelo bolsa-saco é o mais conhecido. São feitas de lã ou algodão em teares de madeira, com padronagens geométricas e cores contrastantes. Como são feitas à mão pela tribo, são totalmente artesanais e exclusivas. Um dos fatos mais legais sobre comprar algo artesanal é justamente poder ter algo único.

bolsas-wayuu-02

Uma curiosidade é que a grande maioria dos desenhos, que parecem ser somente formas geométricas, têm algum significado. Normalmente a artesã utiliza formas geométricas para representar elementos da natureza e da cultura local de La Guajira, elas vêem nisso uma forma de levar a cultura da tribo para o resto do mundo.

bolsas-wayuu-03

Essas bolsas também têm tudo a ver com o Brasil por suas cores fortes e marcantes que roubam a atenção ;) Elas também têm tudo a ver com a Yacamim ♥

bolsas-wayuu-04

Geralmente, são mais vistas no verão, pois seu colorida combina com produções leves, com muito linho, cores claras e tecidos orgânicos. Mas há também opções lindas em tons mais neutros, como o marrom com creme ou preto e branco – que podem transitar tranquilamente pelo armário das estações mais frias. Confira algumas ideias para compor seu look com bolsa Wayuu 🙂

bolsas-wayuu-05 bolsas-wayuu-06 bolsas-wayuu-07

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim