Frida Kahlo e o empoderamento através da arte

FRIDA-KAHLO-BRASILA exposição de Fridah Kahlo no Brasil finalmente abriu suas portas, no Instituto Tomie Ohtake em São Paulo. A mostra intitulada “Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México” é dedicada a ela, e outras grandes mulheres pintoras. A exposição reúne trabalhos que tocam nos temas identidade, maternidade, família e moda.

FRIDA-KAHLO-BRASIL2

De modo geral, a mostra é Focada na pintora mexicana, com 19 pinturas originais e 13 litografias, tendo como ponto de partida um estudo feito sobre mulheres inseridas no surrealismo. “Ela foi uma artista que ajudou mulheres no México. Durante a Segunda Guerra Mundial, tentou meios de conseguir asilo político para Remedios Varo e colaborou para que Leonora Carrington se firmasse na arte”, contou Teresa Arcq, curadora do evento.

FRIDA-KAHLO-BRASIL3FRIDA-KAHLO-BRASIL6FRIDA-KAHLO-BRASIL5

As conexões entre essas artistas e outras como com Maria Izquierdo, Lola Alvarez Bravo e Alice Rahon, não faltam. Isso demonstra o quanto estas mulheres tão fortes foram importantes umas para as outras, para a arte surrealista e para o empoderamento feminino. Dividida em seções, a mostra começa com autorretratos, revelando as impressões que cada uma mantinha sob si mesmas, seus corpos e suas vidas. “O corpo aparece representado como concepção de vida. Em outros quadros surge preso ou com dor”, explicou Teresa.

FRIDA-KAHLO-BRASIL4

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim