Vestido chemise: midi, curto ou médio. Veja como combinar!

chemises-yacamimA beleza de uma camisa clássica com aquele toque de personalidade. Tem como ficar melhor? Tem sim, pois estamos falando de uma peça que reúne praticidade e conforto. O vestido chemise é uma excelente pedida para climas quentes e frios e compõe muito bem de todos os estilos.

Ah, e ainda pode fazer parte de composições, servindo como uma terceira peça. Mas existem vários tipos de chemise, você sabe montar um look com cada um desses tipos? Entenda um pouco mais:

 

// O que é um vestido chemise?

Para situarmos direitinho na conversa, o termo “chemise” significa camisa, em francês. Partindo disso, é fácil de visualizar as semelhanças, não é? O vestido chemise é uma camisa (geralmente oversized, maior que o seu número) que pode ser usada sobreposta, ou servindo até mesmo de peça única do look. O vestido chemise surgiu ao aplicar a camisa, comumente usada por homens, como peça do vestuário feminino.

Ao adaptar as medidas para que tenha o alongamento suficiente, o vestido chemise herdou alguns traços das camisas clássicas, como os botões e gola. No entanto, apesar de ter sua origem numa peça masculina, hoje em dia o chemise ganha modelagem e caimentos super femininos, podendo ter aplicações como o midi, o curto e o médio. Versátil do jeitinho que a gente gosta, não é?

Vestido-chemise

 

// Como surgiu o chemise?

Historicamente, podemos dizer que o chemise surgiu por conta de dois motivos básicos: necessidade e adaptação. Apesar de não haver registros históricos muito concretos, recorremos à história da moda. As túnicas masculinas utilizadas antigamente eram grandes e bem alongadas, recebendo cortes até que se tornasse do tamanho que são, hoje em dia, as camisas. 

O vestido chemise é uma peça de roupa feminina que remonta ao século XVIII na França. Originalmente, o vestido chemise era usado como uma camisa de noite ou como uma peça íntima debaixo de outras roupas. Era geralmente feito de tecidos macios e confortáveis, como linho ou algodão, e tinha detalhes como golas altas e mangas largas.

chemise-linho

No decorrer da humanidade, foi passando a ser agregada como peça do vestuário feminino, com uma variação de cortes para suas aplicações, em datas próximas do ano de 1920. 

Mais adiante, na crise de 1929, a partir da necessidade, esses mesmos itens de vestuário tomaram conta dos armários femininos por motivos de necessidade mesmo. Com a escassez de matéria-prima, acabaram sendo reutilizadas essas peças e, consequentemente, moldadas para o gosto feminino.

Com mais intervenções no decorrer dos anos, a opção do chemise se tornou não apenas uma peça carimbada, mas também um item versátil e coringa no armário feminino. Viu só como a moda também é cultura?

chemise-midi

// Qual a diferença entre chemise e vestido?

Apesar de muitas vezes possuírem o mesmo comprimento e caimento no corpo, o ponto divisor de águas quando tratamos de chemises e vestidos são as características pontuais que classificam o chemise: os botões e a gola.

Um chemise pode ser usado como vestido ou terceira peça e um vestido pode ter a modelagem chemise, dentre muitas outras. Basicamente, o chemise é uma camisa com modelagem mais alongada e comprimento suficiente para ser usada como vestido. 

chemise-dicas

 

>> O que é chemise feminino?

Como já explicamos, essa modelagem é a aplicação histórica de uma túnica ou camisa que inicialmente era utilizada apenas na moda masculina como uma peça do armário feminino. Com o passar dos anos, ele foi ganhando diferentes comprimentos, estampas e um toque bem mais moderno. Veja a seguir, algumas dicas de como usar diferentes chemises: 

  • Chemise midi

Com um grande leque de possibilidades, o midi pode ser a solução para uma ocasião descontraída com tênis ou até mesmo para um ambiente mais sério. Tudo depende da composição do visual. Se a ideia é montar um look mais elegante, o vestido chemise de linho é a prova de erros.  

chemise-midi

  • Chemise longo

Um pouco mais longo que o midi, ele faz as vezes tanto de vestido, como uma terceira peça beeem alongada. Fica incrível também para usar no inverno, combinando com botas e casacos, que tiram qualquer look do lugar comum.

chemise-longo chemise-longo

  • Chemise curto

Muito utilizado como saída de praia, é perfeito para combinar com outras peças mais frescas, como por exemplo um shortinho jeans! Além disso, compor com rasteirinhas ou sandália é sempre uma boa pedida.

Chemises-curtos

 

// Dicas bônus para combinar seu vestido chemise: 

Escolha acessórios apropriados: Os acessórios são importantes para complementar o seu vestido chemise e podem definir se a produção vai ficar mais elegante ou despojada. Chapéu de palha e sandália de couro, por exemplo, trazem um toque mais orgânico e carinha de verão. Uma botinha e uma bolsa de peso ajudam a levar sua peça para estações mais frias, por exemplo.

vestido-chemise-como-combinar vestido-chemise-como-combinar Lembre-se de que o vestido chemise é uma peça versátil e pode ser usado de várias maneiras. Sinta-se à vontade para experimentar e encontrar o estilo que melhor funcione para você.

 

// Escolha o vestido chemise perfeito na Yacamim

A Yacamim é conhecida por oferecer vestidos chemise que reúnem personalidade, qualidade e conforto. Em nosso site você encontra modelos incríveis que atendem a diferentes tipos de corpos e ocasiões.

Além disso, a Yacamim oferece estampas exclusivas e atemporais. Isso significa que você pode encontrar um vestido chemise que seja único e faça com que se sinta especial. Tem vestido chemise manga curta, estampado, para o inverno e para o verão. Escolha o seu

vestido-chemise

 

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim