Lindo Sonho Delirante - livro inédito sobre a música psicodélica brasileira

O efeito do rock psicodélico no Brasil foi denso, belo e único, ainda que tenha demorado pra chegar. É esse movimento que o livro Lindo Sonho Delirante, de Bento Araújo, pretende retratar. Partindo do disco-manifesto Tropicália ou Panis Et Circensis (reunindo os artistas do movimento em um álbum coletivo) como uma espécie de marco zero no Brasil, a obra tem como objetivo reunir 100 dos discos mais importantes da psicodelia nacional para contar uma história que pouco se conhece, a não ser pelos ouvidos: as raízes, o apogeu e a queda do rock psicodélico brasileiro. 

LSD7

A pesquisa feita por reuniu nomes como Arnaldo Baptista, Rogério Duprat, Tom Zé, Ronnie Von, Rita Lee, Milton Nascimento, Secos & Molhados, Jorge Ben, Ave Sangria, Daminhão Experiência, Equipe Mercado, A Bolha, Egberto Gismonti, Arthur Verocai, Pedro Santos e Marcos Valle, entre muitos outros, em uma história recheada de resenhas, contextualizações históricas, informações detalhadas e vasta ilustração.

Do Tropicália, em 1968, o livro atravessa os oito anos seguintes até 1975, terminando no mais raro e mitológico disco psicodélico brasileiro: Paêbirú: caminho da montanha do sol, de Lula Côrtes e Zé Ramalho.

LSD9

Trata-se de profundo material inédito sobre um verdadeiro tesouro nacional escondido, que cada vez mais acende o interesse de pesquisadores e amantes de musica pelo mundo, mas que jamais foi contado em um livro.

Lindo Sonho Delirante está em financiamento coletivo no Catarse, convidando todos a ajudarem a manter acessa e colorida a chama única, singular e especial da psicodelia brasileira.

LSD1

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim