14 de setembro - Dia do frevo

Hoje, dia 14 de setembro, é dia do frevo e por isso não pode faltar playlist boa, embalada a Luiz Gonzaga e alegria ♥

Originado no Recife, o frevo é um tipo de dança brasileira, e ritmo musical frenético que mistura a marcha e o maxixe, e também possui alguns elementos da capoeira 😉 Em 2012, foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, por ser uma expressão muito importante da cultura nordestina.

frev3

Origem do ritmo

Criado no final do século XIX, tem como característica um ritmo rápido. O nome da dança que deriva da palavra ferver, pois o jeito de dançar faz parecer que os pés estão sobre água fervente, devido a rapidez dos passos.

Os tipos de Frevo

Existem três tipos, são eles: frevo de bloco, que surgiu daqueles que faziam serenatas e durante o carnaval iam para as ruas se apresentar com instrumentos de cordas formando blocos; frevo de rua, foi o primeiro estilo a surgir e não contém letras na música; frevo canção, também conhecido como marcha-canção, por ser parecido com marchinhas, possui letras e é cantado.

12716623_1305767119450061_2013613157_n

Os símbolos

Sombrinha – Inicialmente usada para proteger do sol e até como arma, em caso de conflito. Com o passar do tempo, foi ficando menor e mais colorida e se tornando uma tradição e símbolo do frevo 😉

Estandartes – É a bandeira, com um emblema, que vai na frente dos cortejos. Ela caracteriza a agremiação, identifica aquele grupo que vai passando. A tradição vem da época das Cruzadas, na Idade Média, quando as missões com fins militares e religiosos ostentavam bandeiras com símbolos alegóricos como cruzes e brasões.

9 de Fevereiro Dia do Frevo

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim