Cadeiras de palha e vime na decoração

Para muito além das casas de praia ou campo, as cadeiras palha e vime são elementos orgânicos que trazem leveza e deixam os ambientes mais aconchegantes. A tendência remonta da década de 50, quando esses materiais passaram a fazer parte dos móveis e integrar ambientes. Considerados clássicos, proporcionam uma série de combinações interessantes em ambientes internos e externos – não só em residências como também em escritórios e ambientes com maior circulação de pessoas.cadeira-palha-vime-decoracao-

Existem diversos tipos de palha, como malacca, lana da Índia, folha de bananeira, junco, entre outros. Para modernizá-las é possível pintar ou laquear – o que cria efeitos bastante interessantes. A pintura pode ser branca, preta ou até um azul turquesa. O tipo de trançado também ajuda a compor o estilo desses móveis – do mais simples e contemporâneo aos mais elaborados e provençais. Tudo depende do efeito esperando e da atmosfera do ambiente que vai receber o móvel. É também um material durável, confortável e fácil de limpar.

cadeira-palha-vime-decoracao-2

Como forma de trazer para os espaços elementos naturais, a decoração com palha e vime tem também um quê artesanal. Além da questão estética (muito em voga com o sucesso do design escandinavo), esse tipo de assento facilita a ventilação pelos ambientes – deixando o local com mais frescor e circulação de ar.

No geral, as cadeiras desses materiais possuem estrutura de madeira ou de aço, ganhando a palha e/ou vime no encosto e assento. É possível encontrar a cadeira de palha ou vime em seus tons naturais ou até mesmo com outras tonalidades, para de adequar melhor ambiente.

cadeira-palha-vime-decoracao-3

Por fala em ambientes, esse é mais um aspecto positivo sobre as cadeiras de palha ou vime: a versatilidade. Ela permite trabalhar com uma série de estilos de decoração e também diferentes espaços. É possível utilizar a cadeira de palha na sala, cozinha, quarto, varanda ou jardim, tornando os espaços aconchegantes e bonitos. Mais simples e à prova de erros, a combinação a cadeira de palha + móveis rústicos de madeira promove harmonia visual. Para quem procura um ar mais boho, as cadeiras peacock, conhecidas também como cadeira pavão, podem proporcionar um charme especial, confortável e descontraído aos espaços.

cadeira-palha-vime-decoracao-4

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim