13º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo

Entre os dias 18/07 e 01/08 a sétima arte se fez presente no 13º Festival de Cinema Latino Americano de São Paulo. A programação contou com personalidades renomadas da área e homenagem ao cineasta taubatense Jeferson De, responsável por obras premiadas como Bróder (2011), O Amuleto (2015) e o inédito Correndo Atrás (2018), que marcou a inauguração da nova edição do evento e se destacou por ter como diferencial o fato inédito de levar à tela um elenco quase todo formado por atores negros brasileiros, incluindo também a equipe de produção. Segundo entrevista do cineasta ao G1, ele “acha importante mostrar um Brasil ligado à cultura negra, com pessoas negras na tela e que, no entanto, a violência não é a protagonista. Os protagonistas são as pessoas, homens e mulheres comuns, trabalhadores construindo esse Brasil. Porque a impressão que dá é que sempre que a gente vai para a favela, que tem pessoas negras, sempre tem o tiro, a polícia, a violência. Então, o filme é uma declaração de amor e uma ode à alegria, embora a gente tenha muita tristeza e ressentimento, mas talvez a gente consiga transformar tudo isso em alegria.”

Dividido pelas modalidades Contemporâneos, Contemporâneos Foco Chile, Homenagem Inés Efron, Homenagem Jeferson De, Latininhos – este voltado ao público infantil, acrescentando a premiada animação “Viva: A Vida é uma Festa” da Pixar –, Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect e Retrospectiva Mostra Escolas de Cinema Ciba-Cilect, o evento exibiu ao longo dos quinze dias, um total de 77 filmes representantes de 11 países da América Latina e Caribe.

Confira abaixo mais destaques da programação:

Volley (Martín Piroyansky)

Sinopse: Nicolás, Pilar, Cata, Manuela e Nacho são amigos desde a adolescência. Aos 25 anos continuam juntos, embora tenham mais diferenças do que pontos de encontro. Nico propõe passar o réveillon na casa familiar do Tigre. Sem consultar ninguém, Manuela convida Belén, sua amiga de infância. A resistência do grupo se faz sentir: Belén é superficial e vaidosa. No entanto, a sua beleza física faz com que os homens a aceitem com mais facilidade e a recusa inicial parece ter sido superada.

Os Fracos (Raúl Rico e Eduardo Giralt Brun)

Sinopse: Victor tem uma briga com Selfie, menino de 13 anos que faz parte de uma gangue. Horas depois encontra morto seu querido cachorro. Ele pega suas armas e começa uma jornada a bordo de sua picape através do território hostil de Sinaloa, na costa pacífica do México, na qual terá que enfrentar suas fraquezas e aprender a suportar a injustiça, assim como suporta o sol queimando sua cabeça.

Princesinha (Marialy Rivas)

Sinopse: Em um país remoto situado no fim do mundo, mora Tamara, de 12 anos. Ela cresceu dentro de um culto liderado pelo carismático Miguel, a quem adora. Neste verão, a menina tomará conhecimento da missão da sua vida: ter um filho santo com Miguel assim que ela tiver a primeira menstruação.

Mulheres do Caos Venezuelano (Margarita Cadenas)

Sinopse: Mulheres venezuelanas desenham um retrato de uma sociedade caótica e nos apresentam ao pulso dessa população em perigo. Abrangendo diferentes origens e idades, essas mulheres representam uma espécie de barômetro da situação do país latino-americano.

Já assistiu algum dos filmes? Conta pra gente nos comentários 😉

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim