Corpo e mente em união: os benefícios do pilates

Algo essencial para manter a saúde do corpo em dia é a prática regular de pelo menos um exercício físico. O pilates foi criado por Joseph Pilates, um homem alemão que, de uma necessidade pessoal de fortalecer a saúde, dedicou sua vida a criar um método que equilibrasse corpo e mente, se inspirando no yoga, em acrobacias e técnicas orientais. Assim, Pilates deixou um legado para a história da saúde, pois até hoje o pilates é uma das modalidades mais praticadas, e ultimamente vem se reinventando, deixando para trás sua fama de “exercícios de terceira idade” e fazendo sucesso entre os mais jovens, inclusive entre os famosos, como Isis Valverde, Lady Gaga e Bruna Marquezine. Conheça os benefícios do pilates:

Resistência física e mental

Como o pilates inclui exercícios em que o praticante deve permanecer numa posição por algum tempo, a resistência corporal é estimulada, assim como a mental, uma vez que o controle do corpo está diretamente associado à concentração.

Flexibilidade

A prática do pilates deve ser gradual, e quanto mais se pratica mais se aprimora. Com a prática do piltaes, uma diferença notável que ocorre no corpo é o aumento da flexibilidade, que se não for trabalhada é perdida com o decorrer da vida.

Postura

O yoga é uma das fontes do pilates, por isso, todos os seus exercícios exigem do praticante o esforço para manter a boa postura. Dessa forma, o pilates é altamente indicado para pessoas que desejam corrigir a má postura e aliviar dores causadas por ela.

Consciência corporal

Muito se fala sobre isso no teatro e na dança, mas ter consciência corporal é uma necessidade que vai além das artes. Como já mencionado, o pilates exige concentração para ser executado, dessa forma, sua prática se torna um momento onde corpo e mente andam mais juntos do que nunca, expandindo a consciência corporal e levando-a para o dia a dia.

Tonifica a musculatura

Ao contrário do que muitos pensam, o pilates pode ser extremamente exigente e semelhante à musculação. Isso porque muitos de seus exercícios trabalham com a repetição de movimento em resistência a um peso, podendo ser ele o peso do próprio corpo ou usando um peso extra, sendo considerado um exercício de hipertrofia muscular.

Respiração

Além de ajudar na concentração, prestar atenção na respiração para que ela seja feita corretamente alivia possíveis incômodos durante a prática do pilates. Por isso, o pilates é também recomendado a pessoas com problemas respiratórios e pessoas que sofrem de ansiedade e nervosismo, pois a respiração alivia muito a tensão e ajuda no processo de meditação.

Esses são só alguns dos benefícios do pilates, prática corporal tão benéfica à saúde e que não tem restrição de idade. Se você quer trabalhar seu corpo e mente e ao mesmo tempo usufruir de benefícios variados, o pilates é a escolha certa!

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim