Maximalismo e minimalismo na moda: como aderir

O contraste sempre foi bastante presente na moda, seja na montagem de looks que misturam peças, cores, estampas ou cortes muito opostos um do outro, ou na existência de tendências que são polos totalmente divergentes. Por muito tempo, o maximalismo e o minimalismo coexistiram separadamente, sendo cada estilo utilizado por marcas e pessoas que se identificavam com a característica e essência de cada um. Hoje, das passarelas às redes sociais, vemos nascer uma fusão entre os dois, o chamado maximalismo minimal. Entenda melhor como essas duas tendências funcionam e aprenda a aderir!

Minimalismo

Existente muito além da moda, o tão conhecido minimalismo é associado também a um estilo de vida. Com a alta de movimentos que se contrapõem ao consumo exagerado, como o lowsumerism e a moda sustentável, surgiu também a criação de peças neutras e monocromáticas, que variam apenas no corte e nos tecidos. Perfeitas para ganhar praticidade na rotina diária, itens minimalistas trazem elegância e atemporalidade a qualquer look. E não se engane, o estilo passa bem longe da monotonia: sabendo misturar os shapes, cores e estampas (que são bem mais discretas) corretamente fica fácil garantir um look de destaque.

maximalismo-e-minimalismo

Maximalismo

Com um lema totalmente reverso ao minimalismo – aqui, mais é mais – o maximalismo ida e volta se torna uma das tendências do momento. Algumas das grifes mais conhecidas, como Gucci e Balmain, sempre apresentam em seus lançamentos peças carregadas de opulência, com cortes e formas exuberantes e sempre uma mistura das mais diversas cores, estampas e acabamentos.maximalismo-e-minimalismo

Maximalismo minimal

Afinal, dá para unir o minimalismo e maximalismo em uma só tendência? Essa já é a aposta de vários criadores e fashion girls, que incorporam a grandeza do maximalismo à harmonia do minimal. O resultado são peças de formas amplas, mas com cores neutras, por exemplo. O fato é que o maximalismo minimal reflete o momento que vivemos hoje, de consciência de consumo e versatilidade com a busca pela originalidade e traços individuais. maximalismo-e-minimalismo

Já sabe qual tendência combina mais com o seu estilo? Seja qual for a sua escolha, aqui no blog da Yacamim você encontra dicas sobre moda e lifestyle que combinam com a sua identidade.

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim