Highlights da semana da moda de Londres 2021

Num cenário um tanto quanto diferente, as semanas de moda do mundo precisaram se reinventar. Em meio ao isolamento social, as edições de Londres e Milão aconteceram de forma digital, explorando recursos tecnológicos. 

Assim, designers do mundo todo apresentaram suas coleções de outono/inverno de diferentes formas: fashion film, lookbook e desfiles gravados. Ou seja, o glamour das passarelas precisou dar espaço a novas ferramentas criativas na exibição das peças.

Já quando o assunto é tendência, nem tudo foi novidade. O tie dye, por exemplo, ainda é aposta de diversas marcas, mas dividindo espaço com outras estampas mais características da estação, como o xadrez e floral. Os floridos aparecem de diversas maneiras: do mais dramático ao minimalista. Bateu a curiosidade? Confira as principais tendências das semanas de moda de Londres e Milão 2021:

 

  • Sustentabilidade

 

Essa é uma palavra bastante presente no dicionário fashion. Em Londres, por exemplo, Vivienne Westwood surpreendeu a todos ao participar da edição. Uma  das mais importantes estilistas do Reino Unido e ícone da cena punk dos anos 70, a designer de 79 anos, lançou uma coleção feita com 90% de materiais de menor impacto ambiental e jeans reciclados.

 

  • Romantismo

 

O romantismo é uma das trends que apareceram em maior destaque em evidência pelas marcas apresentadas. Elementos como babados, laços e tonalidades marcaram presença entre as coleções dessa edição. 

 

  • Xadrez

 

Não é nenhuma surpresa que o xadrez tenha sido uma das estampas mais vistas nas coleções. O clássico print é continua como uma das maiores apostas para as estações mais frias. Dessa vez, apareceu em diferentes pegadas, do minimalista ao mais ousado, inclusive casado com as outras estampas da temporada, como o floral,  o tie dye ou misturado ao patchwork.

 

  • Floral

 

Dentre os elementos do romantismo, o floral é uma das estampas mais promissoras. As propostas variam conforme o estilo, indo daqueles com tonalidades mais claras e clássicas até criações mais irreverentes, de proporções maxi em modelagem bem amplas. 

 

  • Golas poderosas 

 

Na semana de moda de Milão 2021, vimos de tudo quando o assunto é a gola. Gola alta, de babados, de pontas afiadas e maxi proporções. Inclusive, esse item surge nas modelagens quase que como um acessório, tendo grande destaque nas produções da temporada de outono/inverno. 

 

  • As botas da vez

 

Nos pés, duas macrotendências dividiram as coleções. Na London Fashion Week, houve a presença das botas chunky e pesadas. Já nas apresentações de Milão, as protagonistas foram as botas de cano longo.

 

  • Monocromáticos

 

Para quem não abre mão de praticidade na hora de compor o look, boa notícia: o visual monocromático está em alta, seja em tons neutros, nos terrosos, mas também com destaque para o uso do azul e do verde.

 

  • Patchwork

 

Dentro da pegada de sustentabilidade, o upcycling apareceu com força em Milão sob a forma de diversas leituras de patchwork. Esse mix de estampas aparece com uma pegada eco futurista, como na Etro.

 

Por aqui, várias dessas tendências chamaram atenção por fazer parte do universo Yacamim. Fique de olho nos lançamentos do outono/inverno Yacamim e encante-se. 

 

 

 

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim