8 artistas mulheres para seguir no Insta

Em meio ao isolamento social, tornou-se preciso buscar novas fontes de inspiração. Essa renovação que, muitas vezes, nos vinha da natureza, de experiências positivas e de uma roda de amigos, precisou dar lugar – momentaneamente – para aquilo que conseguimos experimentar da segurança de nossas casas. E justamente em momentos como esse, a arte se mostra mais importante do que nunca para que permaneçamos conectados. Por isso, listamos a seguir artistas incríveis para você seguir no Instagram e deixar a arte ganhar ainda mais espaço na sua rotina: 

8 artistas para seguir no Instagram 

Quando se fala em descobrir novos talentos, deixaríamos de conhecer muitos artistas incríveis se não fossem as redes sociais. Que tal usar sua timeline para consumir um pouco mais de arte? 

Muitas das artistas a seguir começaram a ganhar visibilidade na internet e já conquistaram outros espaços, lançando livros, projetos, exposições. Os temas das criações são diversos: amor, violência, relacionamentos, autoconhecimento, feminismo, o cotidiano, e até mesmo o isolamento. Confira: 

  1. @loleland 

Alessandra Lemos é uma artista carioca, que começou sua carreira como publicitária. Esse contato com o público foi a semente para suas criações artísticas. Após um curso de aquarela, descobriu seu universo particular. Com o tempo, criou a Loleland, onde cria um mundo incrível de cores, texturas com personagens que nos fazem sonhar de novo. 

         2. Adriana Varejão 

Estamos falando de uma das mais importantes artistas contemporâneas brasileiras. Adriana tem um perfil super ativo e bastante diverso. É bacana acompanhar o seu perfil no Instagram pois, além de postar sobre seu próprio trabalho, Varejão também publica fotos de exposições e museus que visita pelo mundo, indica leituras, comenta questões sociais e políticas urgentes do nosso tempo. Ou seja, segui-la é ter uma verdadeira curadoria de arte na sua rede social. 

3. Velma Rosai-Makhandia 

Multitalentosa, a artista queniana Velma Rosai-Makhandia é fotógrafa, pintora e diretora de arte. Entre os temas abordados em suas criações estão assuntos como identidade, empoderamento feminino e inovação cultural. Seu trabalho também é permeado por inspiração que vem do universo da moda. A artista, aliás, tem uma paixão por vintage. No Thrift Social, plataforma de moda, arte, tecnologia e música que ela co-fundou em 2015, volta olhares de todas as partes do mundo para Nairóbi, capital do Quênia, onde reside.

      4. @Verenasmit

Esta jovem artista brasileira é conhecida por produzir obras muitas vezes já pensadas para a plataforma do Instagram, explo

Esta jovem artista brasileira é conhecida por produzir obras muitas vezes já pensadas para a plataforma do Instagram, explorando incoerências e falhas do meio digital, como o autocorretor. Mas Smit não se limita a essas criações: realizou uma exposição em Nova York em 2018 e em 2019 expôs trabalhos no CCSP, em São Paulo. Nas obras offline, a artista  se faz valer de “gestos que modificam usos e funcionalidades de objetos ordinários, como envelopes, quebra-cabeças, utilitários, etc”. 

     5. @maos.movimento

Por meio do projeto @maos.movimento diversas artesãs do Vale do Jequitinhonha encantam com produtos cocriados. O MÃOS é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento dos saberes e fazeres tradicionais de mestres artesãs brasileiras. O legal é que o trabalho é desenvolvido em parceria com as comunidades e comercializados seguindo as práticas do comércio justo (onde o lucro é revertido para sustentabilidade e financiamento do próprio projeto e de ações locais). Pra ficar ainda melhor, é tudo feito por mulheres com total transparência sobre o processo de criação. 

         6. Danielle Yukari

Yukari é formada em Desenho de Moda e já trabalhou como estilista, mas hoje une seus conhecimentos com outra paixão, os materiais cerâmicos. Multifacetado, o trabalho dessa artista manual combina cerâmica, tricô, crochê, bordado e vestimenta. Atualmente, concentra a sua produção no projeto Yūkari, em que desenvolve utilitários, acessórios e objetos para encher os olhos. Cada peça é única, torneada individualmente e esmaltada à mão. Demais, não é? 

 

     7. Mariana Rodrigues 

Formas harmônicas e orgânicas e uma paleta de cor com a força da natureza. Assim é o trabalho da pintora  Mariana Rodrigues. “Quando estou em contato com a natureza, sentindo, observando e a escutando como parte de mim mesma, fico em completa presença do agora, sem pensar que existe algo além disso, como o ontem ou o amanhã”, explica ela.

 

     8. Tammy Kanat

O trabalho dessa australiana começou quase por acidente, ao procurar uma oficina de artesanato para criar um tapete para a própria casa. O resultado foi tão sensacional que a artesã nunca mais parou. As obras de Tammy utilizam métodos de tapeçaria mais tradicionais, equilibrados com as muitas referências contemporâneas de formas e cores. “Para mim, a tecelagem projeta um clima. Eu sigo meu instinto para criar designs que pareçam equilibrados. Sou muito visual, sempre prestando atenção ao que me rodeia e acredito que isso se reflete no meu trabalho.”, explica a artista. 

 

Gostou das dicas? Para ter ainda mais inspiração na sua rotina, siga também a Yacamim no Instagram! 🙂 

 

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim