Já ouviu falar em PANCS - Plantas Alimentícias Não Convencionais?

Em suma, as Pancs nada mais que são que as plantas alimentícias não convencionais. Ou seja, são ingredientes muitas vezes riquíssimos nutricionalmente, mas que normalmente não são usados como alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento.

Essas plantas geralmente têm desenvolvimento espontâneo na natureza, sendo encontradas em hortas, jardins, quintais e até mesmo em terrenos abandonados. Essa categoria abrange uma enorme variedade gastronômica — de plantas nativas e pouco usuais até espécies mais exóticas e silvestres. Como não são cultivadas, geralmente se tratam de ingredientes orgânicos que podem colorir e enriquecer a alimentação do dia a dia. 

prato de salada com Pancs

Estudos revelam que as Pancs possuem teores de minerais, fibras, antioxidantes e proteínas significativamente maiores quando comparadas às plantas domesticadas, acredita? Na verdade, esses alimentos já eram conhecidos, mas com a falta de contato com natureza que a vida na cidade causou, esses alimentos caíram no esquecimento. Estima-se que o número de plantas consumidas pelo humanidade caiu de 10 mil para 170 nos últimos cem anos. 

Da Amazônia aos pampas, as Pancs crescem espontaneamente em qualquer ambiente. Assim, o Brasil que é um país continental, conta com um grande leque desses alimentos nativos de cada região. Estima-se, aliás, que essa biodiversidade represente cerca de dez mil plantas com potencial uso alimentício.

As PANCS mais conhecidas no Brasil

Pancs famosas: Ora-Pro-Nobis

Ora-pro-nóbis

Também chamada de carne de pobre, é rica em proteína. Essa espécie é um tipo de trepadeira, que nasce em vários tipos de solo e de clima, e tem alto valor nutricional. É fonte de vitaminas do complexo B, A e C, fibras e fósforo. Suas folhas são comestíveis, secas ou frescas, cruas ou cozidas e até acrescentadas a massas de pães.

Pancs famosas: Bartalha

Bertalha

Essa Panc tem aparências similar à do espinafre. Contém vitamina A, além de oferecer outros nutrientes como vitamina C, cálcio e ferro. Ela é super versátil à mesa: suas folhas e ramos podem ser consumidos refogados ou em substituição ao espinafre e à couve, ou ainda em omeletes, quiches e tortas. Crua, ajuda a compor deliciosas saladas verdes.

Pancs famosas: Hibisco

Hibisco

Perda de peso, controle dos níveis de colesterol e potencial antioxidante, são apenas alguns dos benefícios do hibisco para a saúde. Além do tradicional chá, ele pode ser consumido em saladas e na finalização de diversos pratos.

Pancs famosas: Serralha

Serralha

É fonte de vitaminas A, D e E. Pode ser consumida em diferentes preparos, cozida ou refogada. Ela possui benefícios para a saúde como: desintoxicação do organismo, combater dores no estômago, tem ação adstringente e anti-inflamatória.

Pancs famosas: Capuchinha

Capuchinha

Tem ação antibiótica, expectorante, digestiva, antiséptica, digestiva, estimulante, sedativa, purgativa e diurética. Versátil, né? Essa plantinha auxilia no tratamento de infecção urinária, acne, alergias na pele, insônia, problemas digestivos, retenção de líquidos, e cicatrização em geral.


Existe ainda um sem fim de pancs que podemos citar: caruru, centela, celósia, clitória, chicória-do-campo, língua-de-vaca, ervilha-borboleta, jaracatiá, picão, tanchagem, taioba, peixinho, capeba, azedinha, vinagreira e mais centenas de espécies que podem ser encontradas facilmente no Brasil. 

Cuidados na identificação

No entanto é preciso, é claro, ter certeza de que se tratam de espécies comestíveis. Por isso, não deixe de confirmar com fontes seguras sobre o assunto, afinal de contas, plantas comestíveis e venenosas às vezes são conhecidas pelo mesmo nome. 

Não existe muito segredo na preparação de receitas com as Pancs. Para começar a incluí-las na alimentação, basta achar um substituto para ingredientes da culinária tradicional e soltar a criatividade. Assim, você estará cuidando da sua saúde ao inserir alimentos naturais e também ajudando no combate ao desperdício, utilizando recursos que dificilmente seriam aproveitados em sua totalidade. 

Se você gostou do conteúdo, clique aqui para conferir outros posts sobre alimentação saudável 🙂 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim