Nova Coleção 2021 Yacamim: Saberes da Floresta

Presente no sol, no verde da mata, no colorido da fauna, nas águas caudalosas que percorrem florestas Brasil à dentro e no sangue de todos aqueles cuja mãe é a Amazônia. É a ancestralidade, que se dá e se repete por meios dos saberes, de gestos, de sons, de rituais — do imaterial que se materializa em forma de arte, das criações únicas geradas por mãos indígenas.

Materializar esses dons é também manter viva a memória e tradição de um povo que é feito de muitos. Conservando assim, uma herança de um solo fértil e sagrado, e lembrando mais uma vez que olhar para um futuro com significado é impossível sem resgatar as raízes e nos reconectar com a afetividade, com os instintos e com tudo aquilo que faz parte da nossa essência.

Apresentamos, assim, uma beleza carregada de memória, símbolos e força. Um encontro de diferentes olhares, de múltiplas referências, mas unido pelo resgate cultural daquilo que é intangível.

Uma beleza que não é só encantamento, é resistência. Que se manifesta em formas, cores, texturas e sensações. E que traduz em criações a riqueza da natureza, que alimenta, acolhe e abriga. É uma forma de manter visível, presente e um lugar de destaque aquilo que é mais precioso e mais genuinamente nosso. E que se mistura com tantos outros ricos elementos que compõem essa mistura que é forte, que é Brasil, que é Yacamim.

 

É tempo de abrir os olhos para a verdadeira beleza.

Beleza que vem das raízes.

Beleza que nasce da cultura.

Beleza que carrega os Saberes da Floresta, que conecta e tem propósito.

 

__________________

 

Saberes da Floresta é uma cocriação da Yacamim com quem é nossa fonte de inspiração: os povos indígenas. 

Os acessórios utilizados no editorial são frutos de um trabalho realizado com exclusividade em conjunto com o Cacique Shere Noke Kuin, do povo Noke Koî. Levando visibilidade à arte indígena e atribuindo mais significado às peças, que trazem em si os verdadeiros Saberes da Floresta. 

Também à Yzuahy, descendente da tribo Tenetehar, que estampou algumas das nossas criações com aquilo que é a mais pura essência da Yacamim. 

Por último, as fotos foram feitas em território guarani, com a consultoria e generosa ajuda da tribo local. Nosso mais sincero agradecimento a esse povo que dividiu alguns dos infinitos Saberes da Floresta conosco.

 

Produção de moda: Rozani Grein

Beleza: Celso Silva Júnior

Modelo: Nubia Santos Conceição

Fotógrafo: Gustavo Coelho

 

 

 

Compartilhe essa publicação

Revista Digital Yacamim

Instagram @yacamim